SAÚDE

O que é morte cerebral?

Morte cerebral é quando o cérebro para completamente de funcionar — e de forma definitiva. Entenda mais!

OFERECIMENTO

Hospital HSM Acessar site
O que é morte cerebral?

Morte cerebral é quando o cérebro para completamente de funcionar — e de forma definitiva. Mesmo que a pessoa esteja ligada a aparelhos que mantêm o coração batendo e os pulmões respirando artificialmente, o que sustentava a vida de verdade, que era o cérebro, já não está mais ali. É um tipo de morte invisível aos olhos, mas real e reconhecida tanto pela medicina quanto pela lei.

Segundo o neurologista do Hospital Icaraí,  Dr. Guilherme Torezani, a morte cerebral acontece depois de situações muito graves, como um acidente com forte pancada na cabeça, um AVC muito extenso ou quando o cérebro fica muito tempo sem oxigênio, como depois de uma parada cardíaca. 

“São momentos dramáticos, que mudam tudo de forma repentina. Nessas situações, o cérebro sofre um dano tão grande que não consegue mais voltar a funcionar”, diz.

Segundo o médico, há atitudes que podem reduzir o risco: cuidar da saúde, controlar pressão e diabetes, evitar o cigarro, fazer uso do cinto de segurança, capacete no trânsito e procurar ajuda médica logo que algo parece errado — como sinais de AVC, por exemplo..

Para Guilherme, falar sobre morte cerebral é falar sobre despedida, mas também sobre dignidade.

“Quando esse diagnóstico é confirmado com todos os critérios que a medicina exige, sabemos que não há mais volta. E, nesse momento tão difícil, surge uma possibilidade linda: a doação de órgãos. Uma pessoa que parte pode dar a outras a chance de continuar vivendo. Isso é algo profundamente humano — transformar a dor em amor. Por isso, conversar com sua família sobre esse desejo é um ato de empatia que atravessa gerações”, finaliza o neurologista.