Dr. Responde

Médico faz retirada de 35 pedras da bexiga de homem que bebia refrigerante todo dia

O hábito de tomar refrigerante todos os dias pode gerar consequências desastrosas. É o que o urologista Thales Franco de Andrade, de Minas Gerais, alerta em um vídeo

OFERECIMENTO

Hospital HSM Acessar site
O hábito de tomar refrigerante todos os dias pode gerar consequências desastrosas. É o que o urologista Thales Franco de Andrade, de Minas Gerais, alerta em um vídeo
O hábito de tomar refrigerante todos os dias pode gerar consequências desastrosas. É o que o urologista Thales Franco de Andrade, de Minas Gerais, alerta em um vídeo. Foto: Pixabay

O hábito de tomar refrigerante todos os dias pode gerar consequências desastrosas. É o que o urologista Thales Franco de Andrade, de Minas Gerais, alerta em um vídeo que viralizou recentemente. Nas imagens, que já acumulam mais de 8 milhões de visualizações, o médico mostra 35 cálculos (também chamados popularmente de pedras) removidos da bexiga de um dos seus pacientes.

“O consumo excessivo de refrigerantes, ricos em ácido fosfórico e açúcares, favorece a formação de cálculos de oxalato e fosfato de cálcio nos rins e bexiga”, escreveu Andrade na publicação.

O paciente que passou pela remoção tinha o costume de beber 2 a 3 litros de refrigerante. Dessa forma, ao comentar sobre esse estilo de vida, o médico chama atenção para os riscos do excesso no consumo de bebidas gaseificadas açucaradas e também da falta de hidratação constante.

“Além da baixa ingestão de água, a acidificação urinária, o aumento da excreção de cálcio e a elevação dos níveis de oxalato são fatores que potencializam o risco de nefrolitíase [nome técnico para a formação de pedras nos rins]”, conclui o urologista.

Complicações e Riscos Associados

Ao viajarem pelo trato urinário, os cristais tendem a provocar diversos problemas. Um deles é quando ficam presos e interrompem a passagem da urina. As bactérias e outros microrganismos presentes no líquido estacionado podem se multiplicar e causar uma infecção urinária.

O inverso também pode ocorrer: bactérias presentes no sistema urinário devido a episódios decorrentes desta infecção são capazes de causar a formação de cálculo renal.

Ainda que, em alguns casos, o cálculo permaneça assintomático quando o cristal permanece no rim, caso ele se mova pelo trato urinário, pode causar sintomas graves. São eles:

Dor intensa, que se irradia na região da lombar (nas costas) até a virilha;

Náuseas e vômitos;

Febre;

Infecção de urina de repetição;

Sangramento na urina.