O atual edital do Programa Mais Médicos alcançou o maior número de inscritos desde sua criação, em 2013. De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, ao todo foram 45.792 médicos cadastrados. Desse total, 93% são brasileiros — o que corresponde a 42.383 profissionais.
Entre eles, 25.594 possuem registro profissional no Brasil e 16.789 são formados no exterior. Outros 3.309 médicos são estrangeiros com habilitação para exercer a profissão. As mulheres representam a maioria das inscrições: 26.864 médicas, o equivalente a aproximadamente 58%. O edital lançado em 5 de maio passado prevê 3.064 vagas.
Conforme as regras do edital, os médicos brasileiros registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM) terão prioridade no preenchimento das vagas. As vagas não preenchidas por médicos com registro no país serão preenchidas por brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). O resultado preliminar da alocação será publicado no próximo dia 27 de maio, no site do programa.
“Um número expressivo como este destaca a importância e a consolidação do Programa Mais Médicos que, além do provimento de profissionais em áreas de maior vulnerabilidade, oferece ao médico uma formação em Medicina de Família e Comunidade, qualificando ainda mais sua atuação na atenção primária”, afirmou Felipe Proenço, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
ASSISTÊNCIA
No dia 5 de maio, o Ministério da Saúde lançou edital para 3.064 vagas no Programa Mais Médicos. As vagas serão distribuídas entre 1.618 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), fortalecendo a atenção primária e garantindo atendimento em regiões remotas e de maior vulnerabilidade social.
O cronograma do edital prevê, no período de 2 a 10 de julho, o início das atividades dos médicos com registro no Brasil e brasileiros ou estrangeiros que já realizaram o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) – primeira atividade formativa do Programa, no qual os intercambistas passam por uma avaliação antes de ingressarem no projeto.
O Programa Mais Médicos
O Programa Mais Médicos é uma política pública que enfrenta o desafio para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. O programa leva médicos para regiões prioritárias, remotas, de difícil acesso e de alto índice de vulnerabilidade, onde há escassez ou ausência desses profissionais.
O Programa garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros em todo o país. Com a meta de alcançar 28 mil profissionais, atualmente conta com cerca de 24,9 mil médicos atuando em 4,2 mil municípios — o que representa 77% do território nacional. Dentre essas localidades, 1,7 mil apresentam altos índices de vulnerabilidade social.