Dr. Responde

Homem segura espirro e abre buraco na garganta

Foto: Foshydog/Flickr
Foto: Foshydog/Flickr

Você sabia que prender o espirro pode ser perigoso? Um exemplo recente ilustra os riscos associados a essa prática aparentemente inofensiva. Um homem britânico de 34 anos acabou por sofrer uma ruptura na faringe ao tentar conter um espirro, resultando em complicações sérias que exigiram hospitalização.

Um caso publicado esta semana no BMJ Case Reports ilustra o perigo de tentar suster um espirro

O caso foi detalhado em um relatório publicado recentemente no jornal BMJ. O paciente, que não teve seu nome divulgado, relatou ter sentido um estalo no pescoço imediatamente após o incidente, mas as complicações só se intensificaram horas depois. Ele começou a sentir dores na garganta, que logo resultaram em inchaço e alteração na voz, levando-o a procurar o hospital de Leicester.

Durante o exame médico, foram detectados sons semelhantes a estalidos na garganta que se estendiam até a caixa torácica, e bolhas de ar foram identificadas no tecido mole do pescoço do paciente. O britânico ficou sete dias no hospital e durante este tempo foi alimentado através de um tubo porque não conseguia engolir nem falar. A Dra. Wanding Yang, autora do relatório, explicou que exames adicionais revelaram uma pequena perfuração na garganta, mas felizmente esta foi tão pequena que não necessitou de intervenção cirúrgica.

Um outro caso relatado pelo estudo da BMJ Case Reports destacou o incidente envolvendo um homem britânico de 30 anos que sofria de renite alérgica. Ao tentar conter um espirro, ele acabou sofrendo uma perfuração na traqueia, o tubo pelo qual o ar passa em direção aos pulmões. A ação de prender o espirro aumentou a pressão interna na região, desencadeando o incidente médico.

Por mais que seja natural querer evitar espirrar em determinadas situações, é crucial compreender os riscos associados ao aumento súbito da pressão nas vias aéreas quando se tenta reprimir um espirro. Durante um espirro, a pressão nas vias aéreas superiores aumenta e se a boca e o nariz forem fechados, essa pressão pode aumentar até 20 vezes.

Embora raro os incidentes relatados, é possível que aconteça. Estar ciente desses perigos pode ajudar a evitar incidentes graves e a promover práticas mais seguras de cuidado pessoal.

(Com informações de BMJ Case Reports)