Dr. Responde

Higienização correta das mãos pode salvar vidas; entenda

Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), data destaca a campanha de 2023: “Acelere a ação conjunta. SALVE VIDAS - Higienize Suas Mãos”. Foto: Pixabay
Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), data destaca a campanha de 2023: “Acelere a ação conjunta. SALVE VIDAS - Higienize Suas Mãos”. Foto: Pixabay

Todos os anos, a correta higiene das mãos salva milhões de vidas. Por esse motivo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a data de 5 de maio como o Dia Mundial da Higiene das Mãos. Em 2023, o lema da campanha global é “Acelere a ação conjunta. SALVE VIDAS – Higienize Suas Mãos”.  

O principal objetivo da campanha é envolver profissionais de saúde, governos, entidades parceiras e organizações da sociedade em torno de ações para potencializar a higiene das mãos como forma de acelerar a redução de riscos de infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras).  

No Brasil, a iniciativa conta com o apoio da Anvisa, em conjunto com as Vigilâncias Sanitárias (Visas) dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municípios, e em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).  

A campanha tem ainda a contribuição dos colaboradores da Anvisa envolvidos na definição das ações nacionais de prevenção e controle de infecções: Comissão Nacional de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CNCIRAS), Câmara Técnica de Resistência Microbiana em Serviços de Saúde (Catrem) e Comissão de Apoio às Ações de Vigilância Sanitária para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde (Coviss).

Também apoiam a ação a Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), grupos de trabalho envolvidos no tema da prevenção e controle de infecção, universidades, centros de pesquisa e especialistas. 

Cuidados fundamentais 

Uma das mensagens mais importantes da ação global é relacionada aos cinco momentos da higiene das mãos durante a prestação de cuidados a pacientes em serviços de saúde.

Esses momentos são os seguintes:

  1. antes de tocar o paciente;
  2. antes da realização de procedimento limpo/asséptico;
  3. após o risco de exposição a fluidos corporais;
  4. após tocar o paciente; e
  5. após tocar superfícies próximas ao paciente. Para isso, é necessário o fácil acesso aos produtos necessários, conforme estabelecido pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 42/2010, tal como preparação alcoólica para a higiene das mãos.  

Cabe ressaltar que as ações de higiene das mãos previstas no programa de capacitação dos serviços de saúde representam um investimento inteligente, pois podem oferecer um retorno excepcional por cada valor e tempo investidos na atividade para a prevenção das Iras e da resistência microbiana (RM) aos antimicrobianos nos serviços de saúde.  

Os cuidados limpos demonstram, ainda, respeito aos usuários desses serviços, protegendo a saúde de pacientes, familiares e acompanhantes, além dos profissionais de saúde.

Fonte: Anvisa