Dr. Responde

Hemopa apresenta projeto de gerenciamento de sangue do paciente

OFERECIMENTO

Hospital HSM Acessar site
Hemopa apresenta projeto de gerenciamento de sangue do paciente Hemopa apresenta projeto de gerenciamento de sangue do paciente Hemopa apresenta projeto de gerenciamento de sangue do paciente Hemopa apresenta projeto de gerenciamento de sangue do paciente
Com uma meta de 200 doações, a ação busca garantir o abastecimento de sangue para atender à demanda transfusional e salvar vidas.
Com uma meta de 200 doações, a ação busca garantir o abastecimento de sangue para atender à demanda transfusional e salvar vidas.

A Fundação Hemopa realizou uma apresentação aos servidores sobre um projeto que trará avanços na assistência à saúde pública do Pará, em uma reunião ocorrida nesta quarta e quinta-feira (21 e 22), na sede da Instituição, em Belém.

A técnica de Gerenciamento do Sangue do Paciente (Patient Blood Management ou PBM), faz parte do novo Plano Estratégico de Gestão, com iniciativas para preservar o uso racional do sangue, e passa a ser adotada de forma institucional pela Fundação. O principal objetivo dessa reunião foi sensibilizar e aproximar a equipe multidisciplinar e interdisciplinar, esclarecendo os passos que precisarão ser tomados em função do novo método, quebrando paradigmas.

O evento contou com a participação do presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, a assessora da Qualidade de Planejamento de Gestão, Ligia Garcia, e da coordenadora do Projeto PBM, doutora Selma Soriano, que atua no Hemocentro Regional de Santarém.

“O projeto terá duas etapas, sendo a 1ª etapa de implementação interna e a 2ª etapa de implementação externa, envolvendo os órgãos parceiros. A coordenação é do Serviço de Hematologia e Hemoterapia, na educação continuada de todos os envolvidos no processo transfusional. Os hospitais que promovem a assistência ao paciente estarão diretamente envolvidos contribuindo para a saúde do sangue do paciente. Portanto, envolve a saúde pública”, destacou o presidente da Fundação Hemopa Paulo Bezerra.

Segundo a coordenadora do projeto, a hematologista Selma Soriano, o Hemopa será pioneiro na adesão do ciclo do sangue do paciente no projeto do PBM, e o trabalho tem potencial de contribuir para poupar os estoques dos bancos de sangue. “Trata-se de uma decisão baseada numa estratégia de cuidado e segurança, que visa dar importância ao sangue do próprio paciente, considerando-o valioso, antes mesmo de qualquer transfusão ser cogitada”, explicou a médica.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), seria recomendado que o Brasil tivesse 3,5% da população doando sangue, porém a realidade não é essa. O Estado do Pará conta atualmente com 2%, enquanto o resto do Brasil 1,9%, logo, estratégias que objetivem a evolução e empoderamento do sangue, através do manejo e preservação são fundamentais para a saúde, segurança e melhor qualidade de vida dos pacientes.

O lançamento oficial do projeto de Gerenciamento de Sangue do Paciente (Patient Blood Management), será em agosto em comemoração aos 45 anos da Fundação Hemopa.