A sensação de felicidade é algo indescritível, contudo, é efêmera. Uma hora passa por alguma razão. O que há de fato são momentos felizes e chegar até eles não é uma tarefa tão simples. Há pelo caminho obstáculos tortuosos que até permitem com que você se aproxime, tenha uma amostra grátis do que é a felicidade, mas por breve momento, que pode durar dias, semanas, meses, mas não pela vida inteira.
No fim das contas, tudo gira em torno da sua saúde mental e como vai lidar com esses sentimentos de conquistas e frustrações. O que não pode acontecer é deixar esses tropeços da vida te derrubarem. É lidar com o medo da noite, da solidão, estabelecendo novas rotinas que incluem, primeiramente, um autocuidado e que te façam criar uma sensação de bem-estar com você mesmo. É o ponto de partida, e daí em diante inserir outras práticas que vão ajudar a afastar qualquer sinal de depressão, ansiedade ou tristeza profunda.
Confira algumas dicas abaixo de como encontrar essas práticas simples e mandar a tristeza pra bem longe!
1 – Escreva qualquer coisa num papel
Separe um bloco de notas qualquer e cultive o hábito de escrever. Recorra à velha caneta e comece. Podem ser palavras soltas, frases, algo que tenha lhe deixado numa ‘bad’ bem braba, e o que você busca agora. Aquele garrancho que só você vai entender o significado depois. Não importa, coloque tudo ali e ao final releia página por página e veja como você evoluiu.
2 – Que tal caminhar, correr, pedalar?
Caminhar ao ar livre sempre é uma ótima pedida, principalmente em contato com a natureza. O silêncio, sem música, apenas você, as pessoas ao redor contando seus problemas e você, curioso que é, diminui até a passada para tentar acompanhar o fim daquele babado dessa pessoa que você nunca topou na vida. Foco nas dicas: Não precisa ser todo dia, mas caminhe, ande, movimente-se. Isso ajuda a reduzir o estresse e aumenta a satisfação. Além de te deixar em forma, eliminar uns quilos, e isso eleva muito sua autoestima.
3 – Crie objetivos realistas
É bom segurar um pouco o espírito viajante dos sonhadores. Estabeleça objetivos concretos, que possam ser alcançados. Chega de falar em ‘tentar’. Vá lá e faça! Trace uma meta e persiga.
4 – Seja generoso, pratique a empatia!
Dê bom dia, boa tarde, boa noite! Pergunte como aquela pessoa calada do trabalho está, se está tudo bem com ela, se importe, demonstre interesse, faça o mesmo na rua, no ônibus, no seu prédio… Ajude seu colega que quer apresentar um belo trabalho na escola, na faculdade, ou que está de olho em algum prêmio relevante e que conta com seu talento. No final você vai perceber o quanto isso lhe dará uma boa satisfação e vai diminuir seu estresse mental, e vai te dar uma outra visão que as pessoas têm a seu respeito.
5 – Perdoe
O ato de perdoar, mesmo pessoas que possam ter lhe tratado mal ou demonstrado que você deixou de ser importante para ela, ajuda na saúde do coração, melhora a aptidão física e amplia sua expectativa de vida. Perdoe, tente entender os motivos que levaram essa pessoa a cometer tal alto, se coloque no lugar dela, não julgue, apenas perdoe, siga em frente e não risque essa pessoa da sua vida!
6 – Saia da rotina!
Que tal adotar uma nova rotina? Você poderá se surpreender em pouco tempo adotando um estilo de vida atípico. Pare de pensar no ‘e se…’. Deu vontade, não vai machucar ninguém, vá na fé, mas faça! Saia um pouco sozinho, vá num barzinho, num show de banda que você gosta e que lhe remeta a uma época em que você não tinha tantos boletos pra pagar, dê essa forra para você mesmo! Lembre-se: no fim da jornada sempre será você e você! Então…
Há muitas e muitas dicas de combater o desânimo e esse ensaio de depressão. Não se isole tanto, comece a dar um novo significado à sua vida! Vá viver!