TÉCNICA

Entenda como funciona a manobra de Heimlich, técnica que pode salvar vidas

Um vídeo que viralizou nesta semana nas redes sociais mostra um adolescente que salvou a vida de outro após aplicar a manobra de Heimlich.

OFERECIMENTO

Hospital HSM Acessar site
Um vídeo que viralizou nesta semana nas redes sociais mostra um adolescente que salvou a vida de outro após aplicar a manobra de Heimlich.
Um vídeo que viralizou nesta semana nas redes sociais mostra um adolescente que salvou a vida de outro após aplicar a manobra de Heimlich.

Um vídeo que viralizou nesta semana nas redes sociais mostra um adolescente que salvou a vida de outro após aplicar a manobra de Heimlich. A técnica usada para desengasgar uma pessoa, em casos emergenciais de asfixia, geralmente causada por pedaços de alimento, ou qualquer outro objeto estranho que esteja obstruindo as vias respiratórias.

A manobra de Heimlich recebeu esse nome em homenagem ao médico americano Henry Heimlich, que a desenvolveu na década de 1970. A socorrista Claudia Bernoche, coordenadora do pronto-socorro do Hospital Nove de Julho, explica que essa técnica revolucionou o atendimento a vítimas de engasgo, sendo amplamente adotada por profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e socorristas, devido à sua eficácia em desobstruir as vias aéreas.

“A manobra de Heimlich é destinada ao público pediátrico e adulto. Deve ser evitada em crianças abaixo de um ano, que têm uma versão modificada”, completa. A técnica é indicada em casos de obstrução grave, quando a vítima não consegue tossir, falar ou respirar, a partir dos 5 anos.

“A vítima que não consegue falar ou tossir antes de se asfixiar, ela vai levar uma ou duas mãos ao redor do pescoço. Esse é um sinal de que a pessoa está se asfixiando”, afirma a médica.

A técnica consiste em abraçar a pessoa pelas costas, posicionar o punho fechado acima do umbigo (na ‘boca do estômago’) e fazer compressões rápidas para dentro e para cima. Para crianças de 1 a 5 anos, a médica explica para fazer com menos força e que a pessoa que está socorrendo fique ajoelhada. Acima de 5 anos é para realizar em pé.

“Em casos de gestantes com mais de três meses de gestação -desde que o socorrista saiba a idade gestacional- e de pessoas obesas, a manobra deve ser realizada na altura do tórax, e não do abdômen”, completa a médica. Essa adaptação aumenta a eficácia e, no caso das gestantes, evita riscos para a mãe e o bebê.

COMO REALIZAR A MANOBRA DE HEIMLICH

  • Identifique o engasgo – A pessoa pode levar as mãos ao pescoço, ter dificuldade para falar, tossir fraca ou ficar sem ar.
  • Posicione-se – Fique atrás da vítima e envolva sua cintura com os braços.
  • Prepare a mão – Feche uma das mãos em punho, com o polegar voltado para dentro.
  • Encontre o ponto de pressão – Localize a região logo acima do umbigo e abaixo do esterno (osso do peito).
  • Aplique a pressão – Segure o punho com a outra mão e pressione o abdômen da vítima com movimentos rápidos e para dentro e para cima.
  • Repita – Continue de 6 a 10 vezes até que o objeto seja expelido ou até a vítima voltar a respirar normalmente.
  • Se a vítima perder a consciência – Deite-a no chão, acione o serviço de emergência e inicie a RCP (reanimação cardiopulmonar) se necessário.

A socorrista Claudia Bernoche explica também que a manobra de Heimlich pode nãp funcionar e saber como agir neste cenário pode salvar vidas. Neste caso, a vítima pode perder a consciência, e é fundamental agir rapidamente. Assim que isso acontecer, verifique se ela está em parada cardíaca ou respiratória, palpando o pulso carotídeo, no pescoço, ou o femoral, na virilha, explica a médica.

Se houver pulso, mas a vítima não estiver respirando, trata-se de uma parada respiratória, e é necessário oferecer ventilações de resgate enquanto se continua tentando remover o corpo estranho da boca.

“Se não houver pulso, significa que é uma parada cardiorrespiratória, e deve-se iniciar imediatamente as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e acionar o socorro especializado pelo número 193 (Corpo de Bombeiros)”.