Dr. Responde

Dr. Responde aborda doenças autoimunes e o preconceito

Vitiligo é um dos temas desta edição. Foto: Freepik
Vitiligo é um dos temas desta edição. Foto: Freepik

No penúltimo fascículo da Série Dr. Responde – Doenças Autoimunes, o leitor do DIÁRIO vai conhecer mais sobre problemas como a Alopecia areata, um tipo de queda de cabelo que não tem a ver com a calvície comum e que ocasiona falhas no couro cabeludo, que podem ou não ser revertidas.

Do trato gastrointestinal, outras duas doenças autoimunes também são abordadas na presente edição: a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, males que causam sintomas bastante comuns como dores abdominais e náuseas.

O Vitiligo, outra doença autoimune que afeta principalmente o emocional dos pacientes, por gerar manchas brancas na pele, também faz parte da série de reportagens escritas e produzidas pela repórter Cintia Magno.

O caderno aborda ainda a Psoríase, que não é contagiosa, mas por causar uma aparência descamativa na pele, acaba por causar preconceito. O leitor ainda vai conhecer os sintomas da Síndrome de Guillain-Barré, que gera principalmente perda da força muscular, além da Urticária Autoimune, caracterizada por aquelas manchas avermelhadas que surgem na pele. Aproveite a leitura para esclarecer as dúvidas e ajudar a combater o preconceito em torno desses males!

Luiz Octávio Lucas, editor