Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Além das procissões, o almoço do Círio é um dos momentos que marcam a festividade nos lares paraenses. Pratos típicos como maniçoba, frango ou pato no tucupi, vatapá, e sobremesas protagonistas como creme de cupuaçu ou bacuri, fazem parte da tradição, mas o corpo precisa de um tempo para se reorganizar. Depois de “dá-lhe” várias pratadas, é necessário um “detox” natural para voltar ao equilíbrio.

“O corpo tem uma capacidade incrível de se recuperar, desde que a gente ofereça o básico: boa alimentação, hidratação e descanso”, é o que frisa a nutricionista Emilli Sousa, especialista em fitoterapia e saúde da família.

“Depois de um período de exageros, como as ‘comilanças’ do nosso Círio, em que vemos alimentos mais gordurosos, algumas pessoas consomem bebidas alcoólicas ou excesso de sobremesas, e o nosso corpo entra num verdadeiro esforço de compensação”, considera. 

Ela explica que o fígado e o sistema digestivo trabalham mais intensamente para metabolizar tudo o que foi consumido, “o que pode gerar sintomas como inchaço, fadiga, sensação de peso e até alterações no sono e no humor. É como se o organismo precisasse ‘colocar a casa em ordem’ novamente”.

A boa notícia é que o segredo para recuperar o corpo não está em dietas radicais, mas em hábitos simples e equilibrados. “Sempre digo que o segredo está em voltar à rotina com leveza. Apostar em alimentos naturais, feitos em casa e com boa variedade de frutas, verduras e legumes já ajuda muito”, afirma.

A orientação é evitar pular refeições e priorizar pratos coloridos, ricos em fibras e antioxidantes, pois isso favorece a recuperação. “Dormir bem e hidratar-se também são pilares fundamentais. Não é hora de dietas restritivas, nosso corpo tem capacidade de se autorregular quando a gente o respeita e oferece o básico de forma equilibrada”, acrescenta.

Alimentos aliados
Alimentos e bebidas que auxiliam na digestão também podem ser grandes aliados. Emilli indica abacaxi, gengibre, hortelã e limão, que estimulam enzimas digestivas e ajudam a reduzir o desconforto. “Uma boa salada verde com folhas amargas, como rúcula ou agrião, também favorece o trabalho do fígado. Bebidas como chás de boldo, camomila e erva-doce são boas opções, especialmente à noite, pois além de auxiliarem na digestão, têm efeito calmante”, sugere.

Hidratação não pode faltar!
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo, especialmente após períodos de exageros alimentares, como os do Círio, ajudando o corpo a se recuperar mais rapidamente. “A água é essencial para o funcionamento de todos os processos metabólicos, inclusive na eliminação de toxinas e no equilíbrio do sistema digestivo”, pondera Sousa.

Sobre o consumo de água, para algumas pessoas, a quantidade pode ultrapassar os 2 litros por dia. “A recomendação média é de cerca de 35 ml por quilo de peso corporal, mas vale lembrar que fatores como clima e nível de atividade física influenciam. Uma boa dica é observar a cor da urina: quanto mais clara, melhor a hidratação. Além da água, frutas ricas em líquidos, como melancia e laranja, também ajudam”, reforça.