VACINAÇÃO

Definida composição das vacinas contra influenza para 2025

Padrões definidos seguem as orientações da Organização Mundial da Saúde.

Rep. Ag. Gov.
Padrões definidos seguem as orientações da Organização Mundial da Saúde. Rep. Ag. Gov.

A Anvisa aprovou, nesta quarta-feira (16/10), a composição das vacinas contra a influenza (gripe) que serão utilizadas no Brasil em 2025. Essa atualização é essencial, pois o vírus da gripe sofre mutações constantes, o que pode comprometer a eficácia das vacinas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) realiza análises regulares dos subtipos do vírus circulantes para garantir a eficácia das imunizações.

Anualmente, a Anvisa publica a nova composição das vacinas seguindo as recomendações da OMS para o hemisfério Sul, assegurando que as vacinas se mantenham eficazes frente às novas cepas.

As vacinas trivalentes para 2025 incluirão:

a) um vírus similar ao influenza A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09;

b) um vírus similar ao influenza A/Croatia/10136RV/2023 (H3N2);

c) um vírus similar ao influenza B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria).

As vacinas quadrivalentes conterão, além das cepas acima, um vírus adicional similar ao B/Phuket/3073/2013 (B/linhagem Yamagata). Para vacinas não baseadas em ovos, a cepa A (H1N1) será similar ao A/Wisconsin/67/2022, enquanto a cepa A (H3N2) deverá ser similar ao A/District of Columbia/27/2023.

Além disso, a Anvisa propôs uma atualização da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 616/2022, permitindo o uso de vacinas que sigam as recomendações para o hemisfério Norte em situações excepcionais, dependendo do perfil epidemiológico de determinadas regiões e com autorização do Ministério da Saúde.

A diretora relatora, Meiruze Freitas, destacou a importância da colaboração entre os órgãos de saúde e da adaptação das vacinas às realidades locais para aumentar a eficácia das campanhas de vacinação e reduzir a morbidade e mortalidade associadas à gripe.

Para mais informações sobre a definição das cepas e outras atualizações, acesse o site da Anvisa.