A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) segue até o dia 31 de janeiro, após iniciar em 2 de setembro de 2024. Contudo, ainda não foi atingida a meta de imunizar 90% dos grupos prioritários. Com a chegada do período chuvoso na Amazônia, a baixa cobertura vacinal aumenta o risco para grupos vulneráveis, como crianças, idosos e gestantes.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde prioriza esses grupos, mas a adesão tem sido baixa. Devido a isso, a campanha foi estendida à população geral, mas a cobertura continua insuficiente.
De acordo com Jaíra Ataíde, coordenadora estadual de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a cobertura vacinal no Pará é de 37,81%. A vacinação em grupos prioritários, como crianças e idosos, não ultrapassa 50%, com índices de 46,38% e 31,48%, respectivamente.
A gripe é uma infecção viral que afeta pulmões, nariz e garganta, podendo causar febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga. A vacina disponível neste ano é eficaz contra os vírus Influenza A H1N1, A H3N2 e B. Jaíra Ataíde destaca que a vacina reduz o risco de complicações graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que registrou 216 casos confirmados e 23 óbitos em 2024, segundo dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica de Gripe (SIVEP-Gripe).
Com o aumento da permanência em ambientes fechados durante o inverno, a vacinação torna-se ainda mais essencial para evitar a propagação de doenças respiratórias. A coordenadora reforça o apelo para que a população procure as unidades de saúde e se vacine antes do término da campanha, pois o prazo não será prorrogado.
Além da vacinação, é fundamental adotar medidas preventivas, como:
- Cobrir o nariz e a boca com lenço de papel ao tossir ou espirrar e descartá-lo corretamente.
- Lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar.
- Usar álcool em gel quando não houver água e sabão disponíveis.
- Não compartilhar objetos pessoais, como talheres, copos e garrafas.
- Limpar e desinfetar ambientes regularmente.
- Manter os ambientes bem ventilados.
- Evitar aglomerações, locais fechados e mal ventilados, além de contato próximo com pessoas doentes.
- Usar máscara cirúrgica se estiver com sintomas gripais ou se pertencer a grupos prioritários (imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades).
- Manter hidratação e uma alimentação saudável.
A vacinação é a melhor forma de proteção contra a gripe e suas complicações, especialmente durante o período chuvoso.