SAÚDE

Creatina: veja benefícios e cuidados que se devem tomar

A creatina atua como uma fonte rápida de energia para os músculos, mas pessoas com problemas renais não devem fazer a suplementação sem acompanhamento nutricional

OFERECIMENTO

Hospital HSM Acessar site
A creatina é indicada para praticantes de atividades físicas, principalmente esportes que exigem força, diz nutricionista FOTO: ALBERTO BITAR
A creatina é indicada para praticantes de atividades físicas, principalmente esportes que exigem força, diz nutricionista FOTO: ALBERTO BITAR

Quem gosta de manter uma rotina intensa de treinos sempre tem alternativas para conseguir mais energia e uma delas é a suplementação com creatina. Composto natural produzido pelo organismo e também encontrado em alimentos como carnes e peixes, a creatina é usada como suplemento para melhorar o desempenho físico e aumentar a massa muscular. Ela atua como uma fonte rápida de energia para os músculos, auxiliando em atividades de alta intensidade.

A creatina é formada por três aminoácidos – glicina, arginina e metionina. O corpo produz nos rins, fígado e pâncreas, e é armazenada principalmente nos músculos. Por ser um composto naturalmente produzido e absorvido pelo corpo, o uso da creatina é seguro.

O que diz especialista sobre a creatina?

“A creatina é um suplemento altamente seguro, que pode ser utilizado ali pela população saudável, até então nós não temos evidências científicas de que ela possa vir a causar algum tipo de alteração na saúde do indivíduo saudável. Porém, pessoas com problemas renais têm que ter um pouquinho de cuidado”, explica Samara Queiroz, nutricionista e especialista em nutrição química.

Segundo ela, pessoas com problemas renais não devem fazer a utilização da creatina sem acompanhamento nutricional. Nas pessoas com doença renal ela pode agravar as condições pré-existentes, porque, entre outros fatores, a creatina causa retenção de água nos músculos – o que pode causar sobrecarga no órgão – e uma das fontes naturais de produção de creatina no corpo são os rins. Então, a ingestão do composto sintético pode alterar os níveis de medição e causar diagnósticos confusos durante o tratamento.

Para pessoas sem comorbidades os benefícios são enormes. “É verdade que a creatina pode causar uma retenção de líquidos, mas essa retenção não é uma retenção ruim, digamos assim, porque é uma retenção dentro do músculo, é uma retenção intracelular, o que não vai ser prejudicial e é isso que vai fazer com que melhore o desempenho desse atleta”, informa Samara, que alerta sobre a necessidade do aumento da ingestão de água durante o uso do composto químico.

“A creatina é amplamente indicada para praticantes de atividades físicas, principalmente esportes que exigem força, como por exemplo a musculação. Mas ela também tem sido muito estudada para idosos, pois ela pode ajudar muito na preservação da massa muscular e na função cognitiva”, completa Samara Queiroz.