CREATINA

Creatina: veja a lista dos 41 suplementos analisados pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta quarta-feira, os resultados de uma análise das creatinas vendidas no país.

OFERECIMENTO

Hospital HSM Acessar site
A creatina se tornou indispensável para quem pratica atividades físicas, devido ao seu efeito comprovado na recuperação de ATP. Esse suplemento não só aumenta o desempenho da força como também aperfeiçoa a potência durante os exercícios, o que explica a febre no mercado nutricional esportivo. Com tantos resultados positivos, é essencial saber como escolher uma creatina de qualidade.
A creatina se tornou indispensável para quem pratica atividades físicas, devido ao seu efeito comprovado na recuperação de ATP. Esse suplemento não só aumenta o desempenho da força como também aperfeiçoa a potência durante os exercícios, o que explica a febre no mercado nutricional esportivo. Com tantos resultados positivos, é essencial saber como escolher uma creatina de qualidade.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta quarta-feira, os resultados de uma análise das creatinas vendidas no país. O suplemento alimentar é um dos mais utilizados por pessoas que praticam atividades físicas. O material foi analisado pelo laboratório do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A agência avaliou 41 produtos (confira a lista completa no fim da matéria), produzidos por 29 empresas, e verificou três aspectos: o teor de creatina; a presença de matérias estranhas e a adequação de rotulagem.

Em relação ao teor, a legislação permite uma variação de até 20% no conteúdo em relação ao que é declarado no rótulo. Além disso, o produto precisa atender o valor de referência, que para a creatina é de 3g.

Os resultados apontaram que 40 marcas seguiam os requisitos de teor de creatina, sem variações que pudessem caracterizar uma infração sanitária. Apenas um produto foi considerado irregular. Porém, segundo a Anvisa, a amostra “está em processo administrativo e de apuração, o que não permite a divulgação da marca neste momento”.

Em relação à presença de matérias estranhas, todas as marcas foram consideradas satisfatórias. Por outro lado, quando o critério foi a adequação de rotulagem, 40 dos 41 produtos reprovaram na análise da agência.

A única amostra que atingiu resultados satisfatórios em todos os três critérios avaliados pela Anvisa foi a da Creatine Monohydrate – 100% Pure, da marca Athletica Nutrition, fabricada por ADS LABORATÓRIO NUTRICIONAL LTDA.

Os problemas de rotulagem, no entanto, não representam riscos à saúde do consumidor. Podem gerar apenas notificações aos fabricantes, já que afetam a orientação ao público. Os erros mais comuns nesse quesito foram:

Apresentação de alegações não previstas, ou seja, o rótulo atribuía ao produto propriedades que não são autorizadas para a creatina, inclusive com alegações incorretas em língua estrangeira;

Uso de palavras ou imagens que podem induzir o consumidor a uma informação incorreta ou insuficiente sobre o produto;

Tabela de informação nutricional fora do padrão e não declarada no mesmo painel da lista de ingredientes;

Frequência de consumo não declarada;

Número de porções da embalagem não declaradas na tabela de informação nutricional e

Tabela nutricional sem as quantidades de açúcares totais e açúcares adicionados.

Para a análise, a Anvisa coletou amostras de embalagens de 300g das creatinas mais vendidas no país durante o segundo semestre de 2024 dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo, devido à concentração de mercado nesses locais.

As amostras foram adquiridas nas empresas fabricantes, à exceção do Rio de Janeiro, onde as creatinas foram coletadas no mercado varejista. Para garantir a reprodutibilidade dos resultados, seguindo a determinação da lei brasileira, os produtos foram coletados três vezes pelas vigilâncias sanitárias locais.

Confira a lista das creatinas analisadas pela Anvisa:

As 41 creatinas analisadas pela Anvisa

Marca Produto

Darklab Pure Creatine

Iridium Labs Creatina Fuel

Max Titanium Creatine

Probiótica Creatina Monohidratada

Probiótica Creatina Caps Monohidratada

Canibal Creatiny Monohydrate

Max Titanium Creatine Monohidratada (Caps)

Body Nutry Suplementos Creatine 100% Pura – Micronizada – Monohidratada

Body Nutry Suplementos Creatine 100% Pura – Micronizada – Monohidratada

Pro Healthy Creatine Micronized – 100% Pure Ultra-Concentrated Powder

Athletica – Nutrition Creatine Monohydrate – 100% Pure

Iridium Labs Atlas Creatina

Synthe Size Creatine Powder Monohydrate

Body Shape Nutrition Creatine Energy Monohidratada E Micronizada

Black Skull Creatine Hardcore Pure Monohydrate

Creapure Creafort 100% Pura

Mf Musclefull Muscle Full 100% Pura

Bulk Creatina Monohidratada 100% Pura

Ftw Creatina Ultra

Bodyaction Creatine Dual Power

Bodyaction Creatine Double Force

Darkness Creatine Muscle Energy

Integralmedica Creatina Hardcore

Integralmedica Creatina Hardcore (Caps)

Nutrify Creatine Monohidratada

Eat Clean Pro Creatina Monohidratada Vegano

Universal Creatine Monohydrate

Soldiers Nutrition Creatine Monohydrate

Essential Nutrition Crealift

Muscletech Creatine

Natusvita Creatine Micronizada

Creapure Creatina Monohidratada

Nutrata Creatin Up Monohidratada

Elementopuro Suplemento Alimentar De Creatina Em Pó – Creadop

True Source Creatine 100% Pure

Shark Pro Creatina Monohidratada 3G

Optimum Nutrition Creatine Powder

New Millen Creatina Monohidratada

Vitamax Creatina Booster

3vs Creatine Power Pó

3vs Pure Creatine

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).