De 16 a 18 de agosto será realizado em Belém o XX Congresso Médico Amazônico, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O evento, considerado uma preparação para a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), no Pará em 2025, reunirá profissionais de referência na área da saúde.
Neste ano, o tema central do evento é “Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a COP 30”. De acordo com o presidente da Sociedade Médico-cirúrgica do Estado do Pará, José Rufino, o Congresso tem como foco debater o interesse social, apresentando as atualizações e inovações.
“Hoje o estado do Pará também representa um avanço na área da saúde pública brasileira. A equipe de profissionais que estão em atuação tem, cada vez mais, se capacitado para as novas tecnologias. Já possuímos grande investimento nos hospitais, nas unidades. Contamos com aparelhos de última geração que revolucionaram a medicina”, afirma.
No dia 16, a palestra é com o cardiologista, editor-chefe e criador do site Afya CardioPapers, Eduardo Lapa. Ele irá ministrar a conferência magna às 19h30, sobre “Inteligência Artificial na Medicina”.
Já no dia 17 de agosto, às 17h15, participará do Congresso o coordenador do curso de Medicina da Afya Abaetetuba, Esdras Edgar. Ele vai ministrar a palestra “Medicina de precisão e o futuro dos cuidados de saúde na Oncogeriatria”.
Entre os destaques estão eventos com profissionais da Afya Educação Médica, que atua no Pará desde 2019, com unidades de graduação, nas cidades de Bragança, Abaetetuba, Marabá e Redenção. Em 2023, a instituição ampliou sua presença no estado, com a inauguração da unidade de pós-graduação em Belém, com a oferta de mais de 70 cursos.
A programação do XX Congresso Médico Amazônico está disponível no link https://doity.com.br/cma. No site também é possível realizar a inscrição. Estudantes e professores do Grupo Afya contam com condições especiais na taxa de inscrição.