O Hospital da Mulher do Pará (HMPA), em Belém, reforça a importância da colonoscopia como principal aliada na prevenção e detecção precoce do câncer de intestino, também chamado de câncer colorretal — um dos cinco tipos mais frequentes no mundo, de acordo com a Fundação do Câncer.
Considerado o “padrão ouro” para rastreio de alterações no intestino grosso, o exame permite a identificação e remoção de pólipos que poderiam evoluir para tumores malignos. Também é fundamental para o diagnóstico de doenças inflamatórias intestinais e a investigação de sintomas como sangramento, dor abdominal ou perda de peso.
O médico Renan Lauria, especialista em cirurgia do aparelho digestivo e endoscopista do HMPA, alerta que a colonoscopia deve ser feita mesmo por pessoas sem sintomas. “A partir dos 45 anos, todos devem realizar o exame de rotina. A periodicidade pode variar de cinco a dez anos, dependendo do histórico do paciente”, orienta.
Sinais de alerta para o câncer de intestino incluem:
Perda de peso e anemia
Sangue nas fezes
Mudanças no hábito intestinal
Fezes finas ou em formato de fita
Dor abdominal
Presença de massa no abdômen
Entre os fatores de risco estão:
Consumo excessivo de carnes vermelhas e ultraprocessadas
Obesidade
Abuso de álcool
Tabagismo
Doenças inflamatórias intestinais (como retocolite ulcerativa e doença de Crohn)
Idade avançada
Serviço — Para ter acesso ao atendimento no Hospital da Mulher do Pará, é necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou outro serviço de referência no município de residência. O encaminhamento também pode ser feito pelas Usinas da Paz. O HMPA fica na avenida Gentil Bittencourt, número 2175, no bairro de São Brás, em Belém.