EFEITO TERMOGÊNICO

Clenbuterol: conheça os efeitos e riscos da droga usada em academias

Medicamento tem sido utilizado de forma indevida por pessoas que buscam aumento de desempenho físico e emagrecimento rápido.

OFERECIMENTO

Hospital HSM Acessar site
Foto: Redes sociais
Foto: Redes sociais

O clenbuterol, substância com efeito termogênico e ação anabolizante, é aprovado no Brasil apenas para uso veterinário, principalmente em cavalos com problemas respiratórios. Ainda assim, o medicamento tem sido utilizado de forma indevida por pessoas que buscam aumento de desempenho físico e emagrecimento rápido, expondo-se a riscos graves.

Segundo a endocrinologista Leticia Maria Alcantara Margallo, do Grupo Conexa, o clenbuterol age em receptores ß2-adrenérgicos, provocando broncodilatação e aumentando a entrada de oxigênio no organismo. Esse efeito melhora a resistência em exercícios e favorece a quebra de gordura e o ganho de massa muscular. Por isso, a droga entrou para a lista de substâncias proibidas pela WADA (Agência Mundial Antidoping) e pelo Comitê Olímpico Internacional.

Riscos e Efeitos Adversos do Clembuterol

No entanto, os perigos superam qualquer resultado estético ou esportivo. Entre os efeitos adversos estão:

  • Ansiedade, agressividade e insônia;
  • Tremores e agitação, com prejuízo à tomada de decisões;
  • Arritmias graves, que podem levar a infarto ou parada cardíaca, mesmo em pessoas saudáveis;
  • Risco de falência renal;
  • Crescimento anormal do coração, com perda de função em uso prolongado.

A médica alerta ainda para o risco de dependência, já que os efeitos do clenbuterol diminuem com o tempo, levando muitos usuários a aumentar as doses e, consequentemente, os perigos.

“Os riscos são muito maiores que os benefícios. O ganho estético não vem acompanhado de melhora na saúde e pode deixar sequelas permanentes ou até causar morte”, ressalta Margallo.

Alternativas Seguras para Emagrecimento e Ganho de Massa Muscular

Especialistas reforçam que alimentação equilibrada e exercícios regulares continuam sendo os métodos mais seguros e eficazes para emagrecer e ganhar massa muscular, sem comprometer a saúde. (Fonte: Portal Terra)