Nesta sexta-feira (19), o Brasil registrou a aplicação de 17,8 milhões de doses bivalentes da vacina contra a Covid-19. Os imunizantes estão disponíveis para reforçar a vacinação de todos os maiores de 18 anos que completaram o esquema vacinal primário com as duas doses ou a dose única.
As mulheres foram as que mais buscaram o reforço na proteção: 10,3 milhões de doses foram aplicadas nesse público. Entre os homens, 7,5 milhões de doses foram aplicadas. O Ministério da Saúde reforça que, se cada vez mais pessoas se protegerem por meio da vacinação, o coronavírus perde a capacidade de infectar tantas pessoas ao mesmo tempo, o que pode tornar a doença cada vez menos frequente.
Mesmo que você já tenha tomado as duas doses do esquema primário, é necessário tomar a dose de reforço, conforme recomendação para sua faixa etária. Com o tempo, o organismo pode perder a memória imunológica contra o vírus. Estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com mais de 1,5 mil pessoas revelou que seis meses depois da segunda dose, os anticorpos haviam caído entre os pesquisados. Com o reforço na imunização, eles voltaram a subir consideravelmente.