Even Oliveira
No mês de maio, uma campanha nacional comunitária conhecida como Maio Furta-cor está ganhando destaque com o objetivo de sensibilizar a população a entender mais sobre a saúde mental materna. Combater o estigma social associado aos transtornos mentais perinatais, que engloba a gravidez e o pós-parto, é um dos principais objetivos do movimento.
Seguindo a temática nacional, este ano a campanha Maio Furta-cor está voltada para “Uma Mãe leva a outra”. Em Ananindeua, é organizada pela neuropsicopedagoga e coordenadora da Rede Maternar, Dandara Brito, e em Belém, pela psicóloga Mayana Okada.
Devido aos desafios enfrentados pelas mães, muitas vezes negligenciados, a campanha busca abordar temas onde questões como depressão, ansiedade e até mesmo suicídio têm sido cada vez mais presentes. É o que diz Dandara Brito.
“O puerpério, que normalmente é tido como os três meses após o parto, é particularmente crítico; e a partir de novos indícios, mostram que esse período pode durar até dois anos com potenciais riscos de depressão. É preciso ter um cuidado com essa mulher que acabou de parir e também com quem está grávida”, explica.
Esta é a quarta edição da campanha em nível nacional, que surgiu no período da pandemia de Covid-19, e o segundo ano em que Ananindeua hospeda a Marcha Furta-cor. Uma das questões levantadas por Dandara é a falta de rede de apoio para muitas mulheres, resultando na negligência da saúde mental. A idealização da maternidade pela sociedade também é abordada, evidenciando a pressão e os estigmas enfrentados pelas mães.
“Para as grávidas, é preciso fazer um pré-natal psicológico porque, além dos fatores hormonais, 60% das mulheres vivem em vulnerabilidade social e econômica. Algumas ficam grávidas e não têm seu próprio sustento, e ainda tem as que são abandonadas após o nascimento do bebê”, detalha.
REDE
A Rede Maternar, ao longo do ano, acolhe cerca de 298 mães, oferecendo suporte com profissionais voluntários como psicólogas, advogadas, nutricionistas e odontopediatras, além de outros parceiros que trabalham com consultoria materna.
“Nossas ações são abertas para toda a família porque entendemos que informar e envolver os parceiros é fundamental para construir uma rede de apoio sólida. Quando homens compreendem a importância do aleitamento materno e testemunham o preconceito enfrentado pelas mulheres, eles se tornam defensores dessa causa crucial para o bem-estar das mães”, frisa Dandara.
Em Belém, pela terceira vez está sendo realizada a campanha do Maio Furta-cor. Mayana Okada ressalta que falar sobre saúde mental é fundamental para cuidar das mães, permitindo que elas estejam mais completas para cuidar de si mesmas, de seus filhos e de suas famílias.
“O que a nossa cultura acaba informando é que a mãe é a guerreira, forte, aquela que sustenta, aguenta e sabe de tudo. E por trás de uma grande mãe existe possivelmente uma mulher sobrecarregada e de alguma forma adoecida emocionalmente”, afirma.
Segundo Okada, é de suma importância cuidar das mulheres, permitindo que elas se sintam amadas, acolhidas e compreendidas para exercerem a maternidade de maneira mais leve e respeitosa. “Só vamos desconstruir a sobrecarga materna quando compreenderem que maternar é coletivo, que cuidar de uma criança exige que todos possam participar desse cuidado e não apenas a mãe”, argumenta.
Mayana reforça que “elas não precisam ser julgadas e que a sociedade participa quando ela não aponta e não julga, quando compreende que essa mãe precisa de apoio”. A campanha em Belém está promovendo ações abertas a todas as mães que desejam participar. “A sobrecarga existe pelo fato de muitos imaginarem que mãe é a única que pode fazer algo pelo filho”, diz Mayana.
CRONOGRAMA
MAIO FURTA-COR EM ANANINDEUA
A Rede Maternar tem promovido atividades ao longo do mês, incluindo rodas de conversa e culminará com a Marcha Furta-cor. Além disso, pretendem promover ações em locais como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas, com o espaço Aconchego de Mãe, que tem sido sede para os encontros.
Data: 26 de maio
Hora: a partir das 9h
Local: Rua da providência, S/N – Complexo 8
Para mais informações e participação nas atividades em Ananindeua, os interessados podem acessar o Instagram @redematernar
MAIO FURTA-COR EM BELÉM
A campanha em Belém contará com diversas atividades:
16/05 – Quintal Furta-cor Mamãe Full Time | de 14h30 às 17h
17/05 – Maternidades Diversas – Shopping Bosque Grão Pará | 17h às 20h
18/05 – Projeto Colo em Movimento – Salve Baby | 10h às 11h30; e Maternidade Atípica e Gestação – Shopping Bosque Grão Pará | 16h às 20h
19/05 – Marcha Furta-cor – Praça da República | 9h às 11h
25/05 – Culpa Materna e Saúde Mental – Espaço Sephirah | 9h às 11h
Participação nas atividades em Belém, os interessados podem acessar no Instagram @abra comaternopa.