DECISÃO

Butantan encerra a produção de vacina contra a Covid-19

Decisão ocorre após testes clínicos de fase 2 apontarem resultados aquém dos pré-requisitos de sucesso estabelecidos na indução da produção de anticorpos

O Ministério da Saúde diz ter concluído o envio emergencial de 1,2 milhão de doses para 11 estados nesta quinta-feira (24).
O Ministério da Saúde diz ter concluído o envio emergencial de 1,2 milhão de doses para 11 estados nesta quinta-feira (24). Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

O Instituto Butantan encerrou o ensaio clínico de fase 2 da ButanVac, sua candidata a vacina contra a Covid-19, após os resultados mostrarem que a vacina não atingiu os resultados esperados. O estudo, que envolveu 400 voluntários, revelou que a quantidade de anticorpos nos 200 participantes avaliados 28 dias após a aplicação da ButanVac foi inferior à observada em 200 voluntários que receberam uma vacina já disponível para a população.

O Instituto havia acordado com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que o desempenho da ButanVac deveria ser comparável ao das vacinas já usadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a proteção contra a Covid-19. Diante dos resultados insatisfatórios, a instituição decidiu interromper o desenvolvimento da vacina.

Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, declarou: “O ensaio clínico cumpriu sua função. Temos total respeito pelos processos e resultados científicos. A população pode confiar em nós. Quando afirmamos que uma vacina é eficaz, é porque os estudos comprovaram isso. Neste caso, a imunogenicidade esperada não foi atingida. Assim, interrompemos o desenvolvimento da ButanVac e vamos focar em alternativas mais promissoras. Nosso compromisso é com a ciência e a saúde pública.”