Dr. Responde

Brasil apresenta queda em casos e óbitos por Covid-19

Dados da Semana Epidemiológica 11, período de 10 de março a 16 de março, mostram redução na taxa de testes positivados pelo vírus. Foto: Reprodução
Dados da Semana Epidemiológica 11, período de 10 de março a 16 de março, mostram redução na taxa de testes positivados pelo vírus. Foto: Reprodução
O Ministério da Saúde divulgou dados encorajadores esta semana, apontando uma redução significativa tanto no número de novos casos quanto no de óbitos relacionados à Covid-19 durante a Semana Epidemiológica (SE) 11 de 2024, compreendendo o período de 10 a 16 de março.

Comparando com a semana anterior (SE 10, de 3 a 9 de março), observou-se uma queda de 10,8% nos novos casos e 5,4% nos óbitos. Essas informações foram extraídas do Informe de Vigilância das Síndromes Gripais 11.

Desde o início do ano até 16 de março de 2024, foram notificados 483.357 casos de Covid-19 e 2.328 óbitos. Na última semana epidemiológica, foram registrados 48.038 novos casos e 262 óbitos. Destaca-se que esse é o menor número de casos desde a SE 8, logo após o Carnaval, de acordo com o Painel Coronavírus.

Além disso, o Informe também apontou uma diminuição na taxa de positividade dos testes laboratoriais para Covid-19. Entretanto, a subvariante JN.1 permanece como a mais predominante nos casos notificados.

Ainda enfatizando a importância da imunização, o Ministério da Saúde reforçou que a vacinação contra Covid-19 continua sendo a principal medida de combate à doença, prevenindo formas graves e óbitos.

Para aqueles que ainda não se vacinaram ou têm doses atrasadas, é fundamental procurar uma unidade de saúde para iniciar ou completar o esquema vacinal vigente, garantindo uma proteção reforçada contra a Covid-19.

Por outro lado, enquanto os casos de Covid-19 diminuem, o vírus da influenza tem apresentado aumento desde a SE 9. De acordo com a Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal, dos 147 vírus identificados, 48% eram influenza.

Em resposta a essa tendência, o Ministério da Saúde adiantou o início da campanha de vacinação contra influenza, que estava programada para começar em 25 de março. As pessoas dos grupos prioritários já podem buscar as unidades de saúde para receber a imunização contra a gripe.

Fonte: Ministério da Saúde