A coluna visita o Chile, mas agora em uma cidade distante 120 km de Santiago, a capital do país: Viña del Mar. Com certeza você já deve ter ouvido falar neste lugar conhecido como a “Cidade Jardim”, já que entre suas belezas estão os inúmeros jardins espalhados por vários cantos, inclusive com arranjos florais naturais pendurados pelas ruas, como se fossem postes.
Vinã fica a cerca de 1h30 de ônibus ou carro de Santiago, um passeio que pode ser feito a partir da capital facilmente, inclusive por ônibus de linha confortável, com wi fi e ar condicionado. A Flixbus, por exemplo, faz o percurso em intervalos de 20 minutos ao custo de R$ 19 o trecho.
A temperatura local varia de 15 a 20º C, com características de estar na primavera o ano inteiro. Entre as atrações de Viña está o Relógio de Flores, localizado logo na entrada da cidade. A atração foi criada em 1962, quando houve a Copa do Mundo no Chile. O mecanismo do relógio fica por baixo da terra, enquanto na superfície flores coloridas marcam o horário local. Um cartão postal obrigatório a ser visitado. O Jardim Botânico construído na década de 1930 é outro lugar imperdível. São mais de 3 mil espécies de plantas; além de um rio que passa por toda a sua extensão e um lago.
Ainda no quesito áreas verdes, reserve um tempo para visitar o Parque Quinta Vergara, que além de ser um recanto da natureza, abriga o Museu Artequin, o Palácio Vergara e o Anfiteatro de la Quinta Vergara.
Mesmo em um bate-volta, Viña serve inúmeros cenários para fazer belas fotos. Um desses lugares é o Castelo Wulff, construído em 1904, sob encomenda do empresário alemão Gustavo Wulff, para servir como sua residência. A construção fica na orla da praia Miramar, sobre algumas rochas e agora pertencente à cidade de Viña del Mar, desde 1960.
Os amantes de jogos de azar podem tentar a sorte no Cassino Municipal, com arquitetura de palácio e experiência estilo Las Vegas. Entre os museus, destaque para o de Arqueologia e História Francisco Fonck. No local existem fósseis encontrados na região de Viña del Mar, nos Andes e na Ilha de Páscoa. Na frente do prédio, está o único Moai original do Chile fora da Ilha de Páscoa.
Pra finalizar, não deixe de aproveitar as praias Reñaca, Caleta Abarca e Blanca. Como dizem os próprios chilenos, não são tão bonitas quanto às do Brasil, mas valem a visita nos dias ensolarados. Aproveite Viña del Mar!
Fale com o colunista: [email protected] / @luizoctav