Diário de Bordo

Trindade celebra 184 anos da Festa do Divino Pai Eterno

Romarias atraem 3 milhões de pessoas em dez dias de festa. Foto: Divulgação
Romarias atraem 3 milhões de pessoas em dez dias de festa. Foto: Divulgação

Assim como no Pará o Círio de Nazaré, em Belém, é um cartão de visitas para o turismo religioso no mês de outubro, o mês de junho e início de julho em Trindade, Goiás, é dedicado à festa em louvor ao Divino Pai Eterno, que este ano completa 184 anos de romaria.

Durante os dez dias de festividade, os romeiros vão seguir as recomendações do Papa Francisco em celebrar o Ano da Oração. De acordo com o reitor do Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Marco Aurélio, os devotos vão refletir sobre o Pai Nosso, o compartilhar o pão, perdoar os irmãos e celebrar o reino de Deus.

Imagem do Divino Pai Eterno. Foto: Divulgação

Em sintonia com a política de responsabilidade social, a festa terá placas de energia solar para gerar a energia suficiente para garantir o funcionamento de toda a Romaria, que deve ter um custo estimado em R$ 6 milhões pela prefeitura e pela arquidiocese local.

Os dias de romaria também contam com a Organização das Voluntárias de Goiás, que instala uma barraca onde é servido aos romeiros o tradicional leite com canela, local para descanso e a possibilidade de assistir às missas durante a caminhada de fé em direção ao santuário.

Os devotos chegam em caminhadas de várias outras cidades até Trindade. Foto: Divulgação

A festa religiosa de Trindade, que fica na Região Metropolitana de Goiânia, distante somente 16 km da capital goiana, tem como tema: “Pai Eterno, a Vós, nossa oração”. Outra novidade é o “Caminho da Luz”, onde os romeiros poderão fazer um percurso simbólico de reflexão sobre o impacto de suas ações no planeta. Os 10 dias de festa dedicada ao Pai Eterno acontecem entre os dias 28 de junho e 7 de julho.

Trindade também conta com o Espaço do Romeiro, um lugar com nove metros de altura por 60 metros de comprimento com climatização, instalado na praça da Basílica. É lá que os romeiros são acolhidos com local para descanso, praça de alimentação, palco para shows musicais sertanejos e religiosos, e exposições sobre as obras sociais realizadas pela basílica.

No Espaço do Romeiro, haverá uma sala 3D com experiência imersiva na realidade virtual do Novo Santuário; suporte médico, ambulatório, e um ponto de contato para a realização de cadastro para filho evangelizador.

Mais de 3 milhões de pessoas são esperadas nos dez dias de festividade. O evento religioso é o maior do Centro-Oeste, o segundo maior do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.

O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e a Igreja Matriz de Trindade oferecem uma extensa programação para louvar a Santíssima Trindade. Este ano haverá missas no canteiro de obras da nova igreja dedicada ao Pai Eterno. As celebrações vão acontecer em dois horários: 8h e 16h. Ao todo, serão realizadas 145 missas, 50 novenas, 11 procissões e 30 orações do terço; além das alvoradas, vigílias, centenas de Louvor ao Divino Pai Eterno, encontros de jovens, desfiles dos carreiros, cavaleiros e muladeiros, além das missas celebradas durante a madrugada nos dias 29 e 30 de junho e de 5 a 7 de julho, no Santuário Basílica.

Os turistas contam também com um Centro de Apoio no portal de entrada da cidade. O CAT (Centro de Apoio ao Turista) tem informações sobre transporte, pousadas, horários de ônibus coletivos, hospitais, guias turísticos e contatos para emergências.

 

HISTÓRIA

A história de fé começou por volta do ano de 1840, quando o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo coroando Nossa Senhora. Emocionados, beijaram a Imagem, levaram-na para casa e iniciaram a oração do terço, primeiramente, em família e, depois, com vizinhos e amigos.

A notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres, e logo Trindade se tornou a casa do Divino Pai Eterno e um importante local de peregrinação.

Desde a descoberta do medalhão, os devotos saem de vários lugares com um destino: o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. Um lugar de paz onde os romeiros agradecem as graças alcançadas. O templo tem capacidade para acolher até 5 mil pessoas no total, sendo 3 mil sentadas. Para a missa campal, a área externa comporta cerca de 200 mil pessoas.


Fale com o colunista: [email protected] / @luizoctav