Dezembro e janeiro são meses em que muita gente entra de férias ou se prepara para esse período. O planejamento precisa envolver não apenas o destino ideal, se praia, montanha, fazenda etc, mas a preocupação com uma série de itens que garantem que os dias fora de casa possam ser, realmente, reparadores e de descanso, diversão e relaxamento.
Para que isso aconteça, é necessário fazer um check list de vários itens que podem até dar trabalho agora, mas vão garantir toda segurança para a sua viagem, em especial se ela for para outro país.
Veja o que diz o Ministério da Saúde para os viajantes:
“Entre os viajantes a DDA é a doença mais previsível, sendo conhecida como ‘diarreia dos viajantes’. As infecções causadas por bactérias representam de 80 a 90% e as virais de 5 a 8%.
Embora os cuidados individuais de prevenção como ‘lavar as mãos, ferver a água e cozinhar bem os alimentos’ sejam práticas que reduzem as infecções e consequentemente a DDA, estudos revelam que as pessoas que seguem essas regras ainda podem ficar doentes, pois a falta de práticas de higiene nos restaurantes locais é provavelmente o maior contribuinte para o risco da diarreia do viajante.
Portanto, várias abordagens podem ser recomendadas para reduzir, mas nunca eliminar completamente o risco. As recomendações incluem instruções relativas à seleção de alimentos/bebidas e lavagem cuidadosa das mãos com sabonete.
Quando a lavagem das mãos não for possível, a aquisição de pequenos recipientes de desinfetantes à base de álcool a 70% pode facilitar a limpeza das mãos antes de comer, após o uso do banheiro, antes e após trocar fraldas, após utilização de transporte público, etc”.
Confira outros cuidados essenciais para quem deseja se preparar adequadamente antes de viajar:
Consulta com um especialista: Agende uma consulta com um médico especializado em medicina do viajante pelo menos quatro semanas antes da viagem.
Seguro saúde: Contrate um seguro que cubra despesas médicas, garantindo assistência em casos de emergência.
Vacinas atualizadas: Verifique se as vacinas estão em dia e providencie aquelas recomendadas ou obrigatórias para o destino.
Kit de primeiros socorros: Inclua medicamentos básicos, de uso contínuo, repelente de insetos, protetor solar e medicações prescritas no seu kit.
Cuidados com alimentação: Evite alimentos crus ou água não tratada, reduzindo o risco de doenças transmitidas por alimentos.
Adaptação ao clima: Leve roupas adequadas ao clima do destino e mantenha-se hidratado para evitar problemas relacionados às condições climáticas.
Cuidados em viagens longas: Para trajetos de longa duração, como voos intercontinentais, levante-se e movimente-se durante o percurso e se necessário use meias de compressão para evitar trombose venosa profunda. Beba água regularmente para manter-se hidratado.
Atenção especial para grupos vulneráveis: Crianças, idosos e gestantes precisam de cuidados adicionais. Planeje roteiros menos exaustivos, evite atividades de alto risco e consulte um médico previamente para garantir que o itinerário seja seguro e adequado.
Saúde mental em viagens: Viajar pode ser estressante, especialmente em destinos distantes ou desconhecidos. Planeje bem o itinerário, mantenha documentos organizados, leve medicamentos de uso contínuo e reserve momentos de descanso para evitar sobrecarga emocional.
Atenção no retorno: Algumas doenças podem levar dias ou semanas para se manifestar. Fique atento a sintomas como febre, diarreia ou dores persistentes e procure um médico, se necessário.
(Fonte: Natanael Adiwardana, infectologista do Hospital São Luiz Itaim, da Rede D’Or.)
Fale com o colunista: [email protected] / Instagram: @luizoctav