
A coluna de hoje aposta no turismo cultural! O destaque é a interpretação impecável de Eduardo Martini com o espetáculo teatral ‘Clô, Pra Sempre!’, em que o ator traz ao palco um recorte sobre a vida e a obra do estilista e apresentador de TV Clodovil Hernandes (1937-2009).
No monólogo escrito por Raphael Gama e dirigido por Viviane Alfano, Martini impressiona pela caracterização, postura e entonação idênticas ao do icônico apresentador em um trabalho que lhe rendeu o Prêmio Bibi Ferreira de Melhor Ator em 2022. A impressão que se tem é de estar frente a frente com o polêmico apresentador, que até hoje é lembrado por sua inteligência e acidez. A peça está em cartaz em São Paulo (SP).
No palco, Eduardo Martini dá vida a um Clodovil que canta, dança, critica e analisa a sociedade atual, com sua predileção pelo excesso de telas; inversão de valores, mas sem esquecer toda sua trajetória, desde quando foi abandonado pelos pais, adotado em seguida, sua passagem pela política e carreira como estilista e apresentador de TV.
Amigos
Eduardo Martini e Clodovil eram amigos e o ator realizou o desejo de homenageá-lo com o monólogo, com o cuidado de não endeusá-lo ou crucificá-lo, mas dando ao público a chance de reviver muito da personalidade do saudoso apresentador, conhecido por suas opiniões assertivas a respeito de tudo e de todos.
“O Clodovil era tão amado quanto odiado pelas pessoas, não tinha meio termo. E nós não fugimos de nada disso. A ideia é mostrar essa persona tão rica e contraditória sem jamais defender ou julgar. Ele não gostaria disso”, declara Martini.
O monólogo se desenrola como se Clô estivesse em um de seus programas de TV. No palco, Martini passeia pelas dores e prazeres de seu homenageado, como no episódio em que o estilista perdeu vários contratos após ser vítima de uma ‘fake news’ de um colunista social de que estava com Aids.
Apesar das passagens dramáticas, os cerca de 60 minutos de ‘Clô Pra Sempre!’ são para fazer rir, refletir e matar as saudades de um personagem tão presente no imaginário do Brasil.
Onde assistir
Para quem for a São Paulo, o monólogo está em cartaz aos sábados, 18h, no Teatro União Cultural. O espaço fica localizado na Rua Mario Amaral, 209, no bairro de Paraíso. O local, por sinal, é aconchegante e fica pertinho da Avenida Paulista. Os ingressos têm preços populares, variam de R$ 40 a R$ 80. A dica da coluna é comprar pelo site Sampa Ingressos, que oferece descontos em cima do valor da bilheteria.
Fale com o colunista: [email protected] / Instagram: @luizoctav