Com a realização da COP30 em Belém na porta, e o Círio de Nazaré também, a coluna foi desafiada a elaborar um roteiro ‘raiz’ para os milhares de visitantes que planejam passar pela capital paraense nos próximos meses. Uma seleção de lugares e experiências que vão além do trivial, mas que prometem entregar a verdadeira essência do amazônida paraense que vive por aqui. Desafio aceito, vamos então listar nesta e nas próximas colunas, o que você não pode deixar de conferir na sua passagem pela Cidade das Mangueiras! Vamos começar pelas atrações de Outeiro, Icoaraci e Cotijuba, distritos cheios de atrações imperdíveis!
Ilha de Outeiro
Também conhecida como Ilha de Caratateua, do tupi: “Lugar das grandes batatas”, é uma das 42 ilhas que compõem a região insular de Belém. Para o morador da capital, é o local mais perto quando aparece um feriado, chega o fim de semana, e dá aquela vontade de tomar um banho em praia de rio. A dica da coluna é fazer uma visita a Outeiro em um dia de semana, quando a movimentação nas praias é mínima, e apreciar a beleza de locais como a Praia da Brasília, e curtir o atendimento das barracas preparadas para servir peixe frito e cerveja gelada com preços bem acessíveis. Ah, e se você quiser economizar, deixe para ir no fim de semana, quando o Geladão – ônibus refrigerado que circula por Belém – tem catraca livre aos domingos. É passeio de graça!
Icoaraci
Também conhecido como Vila Sorriso, o distrito de Icoaraci, é vizinho a Outeiro, e também merece muito uma visita. Além da tradicional orla onde tomar água de coco e visitar os quiosques que vendem artesanato em cerâmica regional é obrigação, faça uma visita à Praça da Matriz, onde fica localizada a Paróquia Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças. A Praça é ponto de encontro dos moradores, tem brinquedos para as crianças e barracas com toda sorte de lanches. Já a Igreja é um retrato da religiosidade local, cujo ápice é o Círio de Nossa Senhora das Graças, em novembro. Ah, e se o calor estiver demais, já leve no passeio roupa de banho e aproveite a Praia do Cruzeiro. Na saída, dê uma passada no bairro do Paracuri e visite uma das várias olarias que produzem o artesanato em cerâmica vendido na orla. Além de ver como é feita a produção, é possível comprar os itens por preços bem mais baratos.
Ilha de Cotijuba
Se Outeiro e Icoaraci te conquistaram, reserve um dia para fazer um bate-volta em Cotijuba. A ilha é outra das que deixam os estrangeiros boquiabertos com uma verdadeira experiência amazônica. Para chegar até lá, é preciso embarcar no trapiche de Icoaraci. A viagem de 40 minutos já revela a beleza exuberante da vida ribeirinha. Na chegada, o visitante já é brindado com as ruínas do Educandário Nogueira de Farias, que depois virou uma penitenciária desativada em 1977. No mesmo local, é possível pegar uma charrete e conhecer uma das praias locais. A dica da coluna é ir em uma das mais distantes, a Praia do Vai-Quem-Quer, escolher uma barraca e pedir uma moqueca de filhote, peixe típico do Pará. Experiência indescritível…
Nos siga no Instagram