A cultura e o artesanato paraenses serão destaques na Galeria Visit Brasil – Amazônia, que irá levar para o coração de Nova York, nos Estados Unidos, entre os dias 23 e 27 de setembro, uma imersão no maior bioma do mundo. O espaço conceito, iniciativa da Embratur em parceria com o Sebrae, permitirá aos visitantes descobrirem as riquezas, a diversidade e a sustentabilidade das comunidades dessa região. Além da Galeria, a Agência e o Sebrae promovem uma viagem de familiarização (famtour) com dez operadores dos Estados Unidos para Belém e Alter do Chão, ambos no Pará, para fortalecer os produtos amazônicos nas prateleiras turísticas norte-americanas. Sobre o assunto, a coluna deste fim de semana entrevistou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que fala sobre a expectativa para o evento, capitaneado pela COP 30, em Belém, em novembro de 2025. Confira a seguir!
– O que é o projeto Galeria Visit Brasil?
A Galeria Visit Brasil parte da ideia de que o Brasil é uma obra de arte e precisa ser apresentado dentro de uma galeria. Então organizamos uma experiência imersiva e multissensorial. Quem visita vai conhecer uma ampla diversidade de sons, aromas, sabores, artesanatos, o calor de nossas festas populares, nossa moda, nossa cultura. É uma tentativa de resumir o que o Brasil tem de melhor. É um projeto inaugurado em 2023 e já percorreu diversas cidades pelo mundo, como Paris, Roma, Londres, Nova York, Los Angeles e Miami. Nesta edição especial, voltamos a Nova York para falar da Amazônia, desvendar parte dos segredos da floresta que tanto fascina e encanta o mundo e mostrar o quanto a Amazônia está pronta para receber cada vez mais turistas dispostos a viver essa experiência de vida. Vamos, em parceria com o Sebrae, realizar ações estratégicas focadas na promoção, marketing e exportação de serviços turísticos para públicos especializados, como jornalistas, autoridades, profissionais do trade turístico norte-americano e influenciadores. Haverá também um dia para que o público em geral possa visitar a galeria e viver essa experiência de Brasil.
– Como o Pará será apresentado?
O estado do Pará é decisivo para nossa estratégia de promover a Amazônia internacionalmente, e estará representado em diversas ações na Galeria, como, por exemplo, na exposição digital “Uma Concertação pela Amazônia”. Ali, artistas regionais como Rakel Caminha, Kerolayne Kemblin, Adriana Ramalho, Laíza Ferreira e Hadna Abreu vão levar um pouco da diversidade sociocultural e territorial da Amazônia por meio de artes contemporâneas. Também teremos as belezas do artesanato, com a seção “Mostra Marajoara de Artesanato”. Uma exposição que apresenta o trabalho de artistas que vivem e interagem com o arquipélago de Marajó, na foz do Rio Amazonas, incluindo os povos indígenas e quilombolas.
Os visitantes também terão a oportunidade de conferir o novo minidocumentário Turismo
Transforma, que traz histórias incríveis de quem vive do turismo pelo “Rios da Amazônia”. O capítulo que abre a nova temporada da série apresenta comunidades que recebem turista às margens dos Rios Tapajós e Amazonas, em Santarém (PA), e do Rio Negro, em Novo
Airão (AM). O manejo sustentável do pirarucu, um peixe que é uma das mais belas riquezas
da Região Norte, é um dos aspectos que está presente na produção, que mostra também a geração de pequenos negócios locais a partir da chegada de turistas. A gastronomia paraense, que é reconhecida mundialmente como uma das melhores, também ganha destaque na Galeria, com uma série de cookings shows, momento em que o chef ensina para o público o preparo da receita contando a história daquele prato. O Chef Saulo Jennings irá preparar, com a sua maestria, pratos elaborados com peixes de água doce, uma verdadeira imersão de sabores. O público ainda poderá degustar o famoso açaí, acompanhado de um talk conduzido pela Chef Jaine. Nesse momento, a ideia é aproximar os estrangeiros das diferentes formas de consumir o açaí na Amazônia, destacando suas origens, tradições e adaptações contemporâneas. Um outro parceiro é o De Mendes Chocolates, que permitirá aos visitantes experimentarem os sabores das amêndoas de cacau das margens do Rio Acará. Ou seja, só as delícias da Amazônia.
– Qual o potencial do estado no setor turístico a partir da COP 30?
Na programação da Galeria Visit Brasil – Amazônia, ainda teremos três painéis voltados para os agentes e operadores de turismo norte-americanos, sendo que um deles aborda exatamente esse debate a partir da COP 30. A ideia é proporcionar aos visitantes da exposição uma reflexão sobre as implicações e oportunidades que esse grande evento internacional trará para o turismo sustentável e regenerativo no Pará. Estaremos juntos com
o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Setur do Pará (Secretaria de Estado de Turismo), e o nosso objetivo é mostrar como esse evento global pode impulsionar o turismo responsável e sustentável na região, promovendo práticas que valorizam a biodiversidade e as culturas locais. Não temos dúvida de que o turismo é uma das soluções mais compatíveis com o desafio global de enfrentar a crise ambiental, pois é uma atividade econômica que induz sustentabilidade, de forma a preservar e regenerar a
natureza, além de gerar emprego e renda nas comunidades locais.
-Quem é o turista que se interessa por essa experiência?
Hoje, os estrangeiros que mais chegam ao Pará são da França e dos Estados Unidos. Nossas pesquisas indicam que, em especial, parte dos turistas europeus e norte-americanos têm se interessado por viagens em destinos de natureza com alto engajamento ambiental. É uma preocupação que o impacto de seu turismo no local que visita seja positivo, que ele saiba que está contribuindo com as comunidades locais e com o
meio ambiente. Por isso, escolhemos os Estados Unidos neste primeiro esforço de promoção da Amazônia, mas também estamos atuando com as agências de turismo da Europa, realizando reuniões de qualificação das empresas que vendem pacotes turísticos
para o Brasil na Europa, indicando para eles que temos serviços capacitados para receber
cada vez mais europeus na Amazônia, em especial no Pará e no estado do Amazonas.
– O que mais tem sido feito para fomentar o turismo na região amazônica?
Belém desta ação da Galeria, a Embratur e o Sebrae vão promover uma viagem de familiarização, uma famtour, com dez operadores de turismo dos Estados Unidos para Belém e Alter do Chão. O objetivo é fortalecer e ampliar a venda de pacotes turísticos nas agências norte-americanas. Estamos realizando também uma campanha publicitária nos Estados Unidos, com estratégia digital e também em mídia exterior, como na Times Square. Fizemos o Turismo Transforma no Pará, que será exibido em festivais internacionais de cinema. Estamos trabalhando em parceria com startups, via EmbraturLab, para produzir aplicativos que ajudem o turista estrangeiro a acessar com mais facilidade os serviços e informações turísticas na Amazônia.
– Como será feita a capacitação nos países?
A Embratur está atuando em parceria com a TAP Air Portugal e o trade do Amazonas, que conta com ABAV-AM (Associação Brasileira de Agências de Viagens – Amazonas), Amazonastur, Manauscult e Amazonas Tourism Cluster. Estamos realizando uma série de webinares para promover os destinos amazônicos na Europa. Essa capacitação on-line é direcionada às empresas de turismo de Portugal, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha. O nosso objetivo é abastecê-los de informações sobre novos destinos e experiências no Brasil, sempre unindo diversidade, a cultura, saberes, gastronomia e a sustentabilidade dos destinos da Amazônia. O primeiro país a receber a capacitação foi Portugal, no dia 18 de setembro. Em seguida, será a vez dos mercados do Reino Unido, no dia 24 de setembro; da Alemanha, em 25 de setembro; da França, no dia 26; da Itália, no dia 1º de outubro e da Espanha, no dia 2 de outubro.