Diário de Bordo

Paixão de Cristo atrai 70 mil pessoas em Nova Jerusalém 

Vista aérea da Cidade-Teatro. Fotos: Divulgação
Vista aérea da Cidade-Teatro. Fotos: Divulgação

Estamos no início da Semana Santa, uma programação cristã que começa com o Domingo de Ramos, marcando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Nos próximos dias, toda a paixão de Cristo será revivida mais uma vez ao redor do mundo e, para quem pretende viajar no feriado santo a fim de refletir sobre todo sofrimento descrito na Bíblia, tem como opção de destino o estado de Pernambuco. 

É lá que a cidade de Brejo da Madre de Deus, a 180 km do Recife, no agreste, é apresentado todos os anos um mega espetáculo teatral que revive os últimos momentos de Jesus até a sua ressurreição. A cidade-teatro chamada de Nova Jerusalém conta com nove palcos e atrai um público de todas as idades que acompanha o passo a passo da paixão e morte de Jesus Cristo. 

Entrada triunfal de Jesus

A encenação no espaço considerado o maior teatro a céu aberto do mundo atrai todos os anos, segundo os organizadores, cerca de 70 mil pessoas para acompanhar as encenações repletas de efeitos visuais e dramaticidade que emocionam a todos. 

A história bíblica é encenada desde 1968 e termina com a ascensão de Cristo ressuscitado em um momento de grande comoção e fé. São 50 artistas pernambucanos e aproximadamente 400 figurantes que contam com uma produção impecável. Para se ter uma ideia, são utilizados em média dois mil figurinos, confeccionados a partir de pesquisas sobre como eram as vestimentas na época de Cristo.

Última ceia

Este ano, o ator Allan Souza Lima está no papel de Jesus; Mayana Neiva vive Maria e Dalton Vigh o governador romano Pôncio Pilatos. A direção artística do espetáculo é de Lúcio Lombardi e do assistente especial de direção Alberto Brigadeiro. Nos bastidores, cerca de 600 profissionais entre técnicos, eletricistas, sonoplastas, contrarregras, maquiadores, cabeleireiros, camareiras, entre outros estão envolvidos na realização da peça. Robinson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, é quem tem a missão de coordenar a equipe.  

Os ingressos custam entre R$ 100 (meia-entrada) e R$ 200 e podem ser comprados no site https://www.novajerusalem.com.br/comprar-ingressos. Presencialmente, as bilheterias do teatro de Nova Jerusalém funcionam das 8h às 19h. A abertura dos portões para o público é feita sempre às 16h e o início da apresentação acontece às 18h. Os espetáculos serão encenados até 30 de março.

Via Sacra

O público vai fazendo o percurso do espetáculo junto com os artistas pelos nove cenários: Sermão da Montanha, Templo – Sinédrio, Cenáculo – Santa Ceia, Horto das Oliveiras, Palácio de Herodes – Bacanal, Fórum de Pilatos, Via Sacra, Calvário – Enforcamento de Judas, Crucificação e, por fim, Túmulo – Ressurreição. 

Cena da Ressurreição

A cidade-teatro conta com toda infraestrutura para os visitantes: pontos de hidratação, lanchonete, berçário, sanitários, posto médico e estacionamento para ônibus. A construção é uma réplica da Judéia sagrada, com lagos artificiais, muralha de 3.500 m e 70 torres. O clima de Semana Santa envolve no município também as Igrejas. Brejo da Madre de Deus tem matas nativas e relevo acidentado ideais para a prática do turismo ecológico. Dentre as belezas naturais encontram-se: a Pedra do Cachorro, as serras da Prata, Estrago e Ponto, a Mata do Bituri e o Sítio Arqueológico do Estrago. Destaque também para o Parque das Esculturas Monumentais Nilo Coelho, com gigantescas figuras em granito, esculpidas por artesãos locais. 

A cidade encanta ainda pelo patrimônio arquitetônico com casarios e edificações seculares, Museu Histórico e Arqueológico e antiga Casa da Câmara e Cadeia, planejada pelo arquiteto francês Louis Léger Vauthier. 


Fale com o colunista: [email protected] / @luizoctav