Diário de Bordo

Oportunidade de conhecer Santiago

Cerro San Cristóbal. Fotos: Divulgação
Cerro San Cristóbal. Fotos: Divulgação

A coluna esteve de férias por duas semanas, mas volta cheia de novidades. Vamos começar por Santiago? A capital do Chile tem sido um dos destinos internacionais mais baratos para se conhecer, com saída do Brasil. Quando falamos em saída do país, leia-se São Paulo, via Aeroporto Internacional de Guarulhos, o principal hub para destinos estrangeiros. 

Esse valor mais em conta diz respeito ao preço das passagens aéreas, já que as companhias aéreas low cost JetSmart e Skky, além da Latam, têm oferecido bilhetes com preços promocionais para conhecer nossos vizinhos andinos (cerca de R$ 1 mil ida e volta). Sobre os custos com estadia, alimentação e passeios, não dá para se empolgar muito, pois são tão salgados quanto qualquer outro destino turístico internacional, mesmo com o Peso chileno bem desvalorizado em relação ao Real (1 Peso chileno igual a 0,0051 Real). 

Comprar uma passagem promocional para o Chile significa levar apenas uma pequena mochila com peso de até 10 kg, já que nessas companhias low cost tudo é cobrado por fora e a equipe é rigorosa ao conferir tamanho de bagagem etc. Vale lembrar que mesmo que você vá com uma mala de bordo de 10 kg, os funcionários têm a cara de pau de dizer que não se enquadra na regra da passagem, que só permite mochila. Feitas essas considerações, organize sua viagem com essas observações em mente para evitar aborrecimentos e curta o destino! 

Cordilheira dos Andes

Santiago é uma cidade bela e moderna e começa a te conquistar já pouco antes do pouso, com a incrível visão da Cordilheira dos Andes que, mesmo nessa época de verão, é salpicada por neve com aquele visual de encher os olhos. 

Teleférico
Funicular
Piscina pública

Com um metrô acessível e de fácil locomoção, a capital chilena tem ainda o serviço de Uber para facilitar os passeios, que são muitos. Destaque para o Cerro San Cristóbal e o Parque Metropolitano, que garantem uma vista maravilhosa da cidade e um dia de diversão com passeios de teleférico e funicular, uma espécie de bonde que sobe e desce a montanha. O lugar tem jardins e piscina pública e vale muito a pena conhecer. 

Vinícola Cousiño Macul

Se você gosta de apreciar vinhos, não pode deixar de visitar as diversas vinícolas que oferecem passeios guiados apresentando toda a produção, como a famosa Concha y Toro e a Cousiño Macul. Além de conhecer todo o processo de fabricação dos vinhos, tem degustação e taças de brinde. 

Por falar em vinho, compre uma mala ao adquirir seu bilhete aéreo, porque com certeza você vai querer trazer algumas garrafas vendidas por preços bem convidativos em relação ao Brasil. Para isso, basta ir aos supermercados como os da rede Cencosud e Jumbo. Nesses lugares, também dá para adquirir chocolates famosos em todo o mundo por valores mais em conta também, como o Milka e o Toblerone. 

Mote con Huesillo

Ainda sobre bebidas, experimente o mote con huesillo, uma espécie de néctar não alcoólico feito de pêssego e trigo. O sabor é doce e diferente de tudo o que costumamos experimentar por aqui. Nos parques, é vendido em carrinhos de ambulantes. 

Falar sobre Santiago em uma única coluna seria um desafio e até uma afronta com tudo que se tem para fazer na cidade, então na próxima coluna continuo a te contar a experiência de viagem no verão da capital chilena. Bom fim de semana! 


Fale com o colunista: [email protected] / @luizoctav