JERICOACOARA

Jeri: as belezas naturais de um paraíso em polêmica

Conheça Jericoacoara, um destino paradisíaco no Ceará, que se tornou alvo de uma batalha judicial envolvendo uma empresária.

Visual de Jericoacoara é famoso mundialmente. Foto: Divulgação
Visual de Jericoacoara é famoso mundialmente. Foto: Divulgação

A coluna começa o mês de novembro em clima praiano e com polêmica. Nesse final de ano em que muitos já anseiam pelas férias após um ano de trabalho, quem não gostaria de passar dias al mare na Vila de Jericoacoara, no Ceará?

Nas últimas semanas, o balneário ocupou o noticiário não pelas suas belezas, mas pela tal empresária que alega ser dona de quase toda Jeri, como é conhecido o lugar por seus moradores e frequentadores.

Vamos de roteiro!

Enquanto a batalha judicial para saber se a mulher tem direito ou não a uma indenização pelo paraíso que se diz dona, a gente fica com as belezas naturais de Jeri. Afinal, ao menos por ora, ela é de seus moradores e um dos principais destinos turísticos do país.

Com dono ou sem dono, confira agora um roteiro para fazer em ao menos um dia nesse pedaço de paraíso cearense!
A partir de dezembro, Jericoacoara, que possui um aeroporto próprio com voos comerciais desde 2017, vai contar com maior conectividade em rotas estratégicas. Para o mês, o aeroporto vai receber 19 voos extras conectando Jeri a Belo Horizonte.
O motivo da alta no turismo da região se dá pela beleza natural e locais específicos, que atraem milhares de turistas todos os anos, como a Lagoa do Paraíso, o passeio ao Mangue Seco, Guriú e Tatajuba. Além disso, tem as dunas no caminho para Jeri, assim como a Lagoa do Amâncio, que se forma com água das chuvas entre as dunas.
Com a alta estação se aproximando e a temporada dos ventos a todo vapor, Jeri deve estar novamente entre os destinos mais buscados dos brasileiros e estrangeiros que passam suas férias no paraíso cearense, e também por aqueles que buscam a prática do Kitesurf na praia do Preá, considerada a Meca dos Ventos no mundo.


Passeio – após o café da manhã, chegou a hora de ir à Praia do Preá, um dos principais pontos turísticos da região. No caminho uma pausa para fotos na famosa árvore da preguiça. Para os amantes de esportes e aventuras, a localidade é ideal para a prática de Kitesurf, sobretudo por estar no auge da temporada dos ventos.

Jeri está em meio a uma disputa jurídica sobre suas terras. Foto: Divulgação

Roteiro para um dia em Jeri

Almoço e descanso – chegou a hora do almoço, e o Caraúba Beach Club é a melhor escolha. Localizado na Lagoa do Paraíso, um dos principais cartões postais da região, com uma gastronomia única, espaço aconchegante e uma vista de cair o queixo. O Caraúba ainda oferece um misto de natureza e conforto com áreas vips, preservando o que há de mais bonito na região: a natureza.

Momento relax – Após o delicioso almoço, você pode aproveitar pra relaxar nas famosas redes nas águas cristalinas da Lagoa, ou se preferir, nas espreguiçadeiras das áreas vips, contemplando a vista e o barulho do vento nas árvores.

Pôr do sol – Já ouviu falar do pôr do sol em Jeri ? Pois bem, chegou a hora de se preparar para desfrutar desse momento. E você pode escolher entre várias opções, como as dunas da Lagoa do Amâncio, na Barrinha ou até mesmo ver o sol descer no mar na praia em Jericoacoara, um dos poucos lugares no Brasil com esse privilégio!

Noite – o sol já se foi e é hora de se arrumar e curtir a noite. Além de passear pelos becos da Vila, entrar nas lojinhas, conhecer o artesanato, você pode jantar no Restaurante Tamarindo onde a experiência vai te encantar.

Curtição – e, para quem gosta, curtir o restante da noite é uma boa pedida. Como opções, podemos indicar o Café Jeri, de quinta a domingo, até 22h. Aos sábados, o Quintal Jericoacoara funciona até às 2h.
Aproveite, enquanto Jeri é de todos!

Fale com o colunista: [email protected] / Instagram: @luizoctav