Diário de Bordo

Faça um tour visagento no hotel do filme O Iluminado

Stanley Hotel no inverno. Fotos: Divulgação
Stanley Hotel no inverno. Fotos: Divulgação

Quem gosta de filme de terror com certeza já assistiu ao clássico de Stanley Kubrick, baseado no livre de Stephen King, O Iluminado (The Shining – 1980). Na obra, um suspense psicológico, o escritor Jack Torrance, vivido pelo inigualável Jack Nicholson, aceita um emprego de caseiro durante o período de inverno no Hotel Overlook, onde se isola com a esposa e o filho. No decorrer da estadia, Jack começa a ser assombrado por visões e passa a adotar um comportamento de maníaco homicida. Você deve estar se perguntando, mas o que isso tem a ver com a coluna?

A máquina de datilografar do hotel

Calma, Calabreso! Todo esse preâmbulo é para falar que O Iluminado foi escrito por Stephen King três anos após o autor se hospedar no Stanley Hotel, em 1974, nos Estados Unidos.  A hospedagem fica localizada em Estes Park, Colorado, e foi construída em 1909 por F.O. Stanley e sua esposa Flora.

O Stanley Hotel foi construído em estilo colonial georgiano e funciona até hoje. São 140 quartos e suítes conhecidos por manter uma atmosfera misteriosa em virtude das supostas assombrações que vagueiam pelos corredores e demais ambientes, tal qual acontece no filme, que teve a hospedagem como uma de suas locações.

O machado usado na gravação do filme

Reza a lenda que tanto hóspedes quanto funcionários já presenciaram fenômenos paranormais, como abrir e fechar de portas, vozes vindas do nada e aparições. O que se diz é que o hotel é assombrado pelo próprio fundador, além de uma criança e uma mulher vestida de branco.

Stephen King se hospedou no Stanley junto com sua esposa Tabitha, durante a baixa temporada, e foi acometido por um pesadelo em que seu filho era perseguido por um incêndio na edificação. O casal se instalou no quarto de número 217, hoje batizado com o nome do escritor. O que se diz é que até hoje quem fica hospedado por lá, vira e mexe, vive experiências bizarras, como malas que se desarrumam sem que ninguém mexa, além de luzes piscando aleatoriamente.

O famoso bar da hospedagem

Se tudo isso é verdade ou não, só tirando a prova dos nove e reservando uma hospedagem no Stanley Hotel. Mesmo que você não tenha experiência paranormal, será brindado com um cenário paradisíaco, em contato com a natureza e vista para o Parque Nacional das Montanhas Rochosas.

Já os atuais donos do hotel aproveitam a fama aterrorizante para atrair hóspedes “caça fantasmas” com tours temáticos pela construção e eventos especiais no Dia das Bruxas. Em janeiro deste ano, a produtora de filmes de terror Blumhouse, responsável por filmes como M3gan, anunciou a instalação de uma grande exposição no hotel voltada para o cinema de terror.

O corredor onde as gêmeas apareciam

Alguns cenários icônicos do filme também podem ser visitados até hoje, como a ida ao banheiro do quarto 237, quando Jack é assombrado por uma mulher nua na banheira. A experiência faz parte de um tour de uma hora, ao custo de 30 dólares, promovido pelo hotel nas dependências assombradas, como um espaço com o famoso tapete de corredor vermelho-marrom e laranja, onde o filho de Jack via as gêmeas fantasmas, que inclusive têm seu suposto quarto como parte do tour. E aí, tu não tem coragem…

 

Confira a seguir alguns roteiros do Stanley: 

Tour Histórico e Tour Noturno 

Mergulhe na rica história do The Stanley Hotel! Este passeio a pé de 60 minutos apresentará você ao Sr. F.O. Stanley, sua esposa Flora, Stephen King e outros visitantes notáveis desde 1909. O passeio histórico do Stanley Hotel é uma maneira única de conhecer a história, a arquitetura, o folclore e o pop do hotel com um contador de histórias experiente. Cada passeio oferece oportunidades de explorar, fazer perguntas e talvez sair com algumas histórias de sua autoria.

Duração do Passeio: 60 Minutos

Limite de Idade: 8+

Este passeio é acessível para cadeiras de rodas.

 

Tour O Iluminado 

O Shining Tour, é um passeio a pé interno/externo pelo lado oeste do Stanley Hotel onde você vai conhecer muito de Stephen King e muitas histórias animadas! Este passeio inclui uma visita à “The Shining Suite”, na casa de 1909, maravilhosamente restaurada. Você terá informações privilegiadas sobre o cachorro mais famoso do Colorado, poderá tirar uma foto do banheiro recriado e vislumbrar um dos machados das filmagens de O Iluminado. O custo é de 30 dólares por pessoa.

Duração do Passeio: 60 Minutos

Limite de Idade: 8+


(*A coluna deste fim de semana é dedicada ao meu tio Gilson Reis dos Anjos, que partiu repentinamente para a morada do Pai nesta sexta, 21.06.24, deixando a todos os que o conheceram saudosos). 


Fale com o colunista: [email protected] / @luizoctav