A coluna esteve no Espírito Santo esses dias e conheceu uma das cidades turísticas mais badaladas do estado do sudeste brasileiro ainda tão pouco explorada pelos viajantes: Domingos Martins. Distante cerca de uma hora da capital Vitória, a cidade fica localizada na região da montanhas capixabas e entrega clima frio, contato com a natureza e o charme de um centrinho que tem arquitetura enxaimel, típica da Alemanha, país que influenciou fortemente a colonização do lugar, assim como a Itália.
A Pedra Azul, pico de 1.822 metros de altitude, chama a atenção pela beleza e pela cor reluzente, que pode estar azul ou mudar de nuance de acordo com o tempo. O passeio de contemplação é complementado pela Rota do Lagarto, uma estradinha de 8km onde o turista encontra pousadas, cafés, chocolaterias e lojinhas de artesanato. Tudo isso emoldurado por muitas flores, lavandário com mais de 16 mil pés de lavandas, além de venda de morangos colhidos na própria região e vendidos pelos produtores locais. Impossível não lembrar de Campos do Jordão e Gramado, cidades com turismo bastante semelhante aos de Domingos Martins, ainda que a cidade capixaba guarde um charme mais rústico e natural.
Descobrindo Domingos Martins
No centro da cidade, não deixe de fazer uma visita à Rua do Lazer, onde se concentram bares, restaurantes e mais lojinhas que fazem a alegria de qualquer turista mais consumista. Se der saudades do Pará, tem até venda de cachaça e caipirinha de jambu – os paraenses vão dominar o mundo!
Brincadeiras à parte, o mais bacana é ter contato com os pomeranos, grupo étnico de descendentes alemães que migraram para o Espírito Santo a partir de 1859. Junto com eles, as tradições alemãs seguem presentes até hoje, sendo que muitos inclusive ainda se comunicam na língua nativa.
A Experiência em Domingos Martins
É comum que muitos moradores de Vitória e Vila Velha passem o fim de semana e feriados em Domingos Martins, em especial no período de inverno, para aproveitar o clima frio. Entre os locais escolhidos destaque para o Sítio Recanto da Roça, que oferece hospedagem em chalés coloridos e um espaço com fazendinha, lago com pedalinho, piscina, quadras poliesportivas, bar, restaurante e muita natureza no cenário montanhoso.
Domingos Martins é daqueles lugares que recebem o visitante com simplicidade, simpatia e beleza. Bote na sua agenda!
Nos siga no Instagram: