TURISMO GASTRONÔMICO

Curitiba tem Rota Cervejeira com mapa da mina das artesanais

Rota mostra 20 microcervejarias artesanais da cidade que são abertas à visitação ou promovem eventos de degustação.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quem gosta de uma boa cerveja artesanal agora tem um bom motivo para visitar Curitiba. A capital paranaense ganhou recentemente a Rota Cervejeira de Curitiba, um mapa com 20 microcervejarias artesanais da cidade que são abertas à visitação ou promovem eventos de degustação.

Fazem parte da rota as microcervejarias Alright Brewing Co, DUM Cervejaria, Gauden Bier, Moondri, Bencke Bier, Bastards Brewery, GastBier Brewpub, Old Car Brewpub, Hops Brew, Fumaçônica, Bier Hoff, Gruit Beers, FrohenFeld, EH Brewing, Cervejaria Bonato, Joy Project, Xamã, Swamp, Bodebrown e Yule Brevery – todas localizadas em território curitibano.

A iniciativa é da Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), com apoio da Secretaria do Turismo do Paraná e do Viaje Paraná, órgão de promoção comercial do turismo no estado.

A ideia de criar a rota surgiu da percepção de que um número cada vez maior de visitantes de outros estados têm vindo a Curitiba para visitar as microcervejarias da cidade, muitas delas premiadas e já com renome nacional. Nos últimos anos, o Paraná viu o segmento crescer e o estado se posicionou como um dos maiores detentores de empresas do nicho. Em 2024, foram mais de 170 cervejarias registradas e uma produção estimada em 7,8 milhões de litros por ano.

A Associação das Microcervejarias do Paraná destaca que, quando se trata desse ramo, Curitiba é sempre indicada pelos especialistas como um dos principais polos cervejeiros do País, apresentando um crescimento consistente no segmento nos últimos cinco anos, diferente do consumo geral de bebidas alcoólicas, que teve uma queda de 9% no mesmo período. 

ACESSE O MAPA

Ver-o-Peso completa 398 anos de história

Foto: Alexandre Costa/Ag. Pará

A coluna não poderia deixar de parabenizar o cartão-postal mais emblemático de Belém e do Pará. Nosso mercado Ver-o-Peso acaba de completar 398 anos de história, o que é um motivo de orgulho para os paraenses e visita obrigatória para os visitantes de fora. 

A maior feira a céu aberto da América Latina reúne no mesmo lugar a essência de nossa cultura. Um passeio por ela revela história, gastronomia, produtos da floresta e um cenário típico da Amazônia. O ‘Veropa’ é cult e tem tudo para ficar ainda melhor com a reforma que está sendo realizada no momento, em tempo da COP 30, quando estaremos aos olhos do mundo. 

Fale com o colunista: [email protected] / Instagram: @luizoctav