A coluna fez uma escala na última quarta-feira (7) em São Paulo, para conhecer um estudo do Google e da ClickBus que mostra o ônibus como o queridinho dos viajantes no Brasil. Os dados foram apresentados em um encontro para a imprensa e revelam que o país vive o ápice do turismo pós-pandemia, com os brasileiros cada vez mais interessados em explorar o país – em especial, por terra.
Segundo dados internos do Google, as buscas por turismo tiveram uma alta de 35% entre 2019 e 2024. E, no coração dessa tendência, está o ônibus: de acordo com a pesquisa¹ apresentada, o ônibus é o meio de transporte favorito da maioria (74%) para viajar, superando o carro próprio (44%) e o avião (32%).
Apesar de permear todas as faixas etárias e classes sociais, segundo o estudo, as viagens de ônibus são ainda mais frequentes entre as classes C e os jovens adultos. Além disso, para os trajetos de até 100km, o aumento das buscas por viagens de ônibus foi de 28% entre 2019 e 2023.
E, mesmo para quem acaba optando por outro meio de transporte, o ônibus sempre é considerado. De acordo com a pesquisa, antes de decidir por viajar de carro próprio, 81% dos entrevistados pensavam em ir de ônibus; o mesmo aconteceu com 75% dos que acabaram alugando carros e 58% dos que viajaram de avião.
Fidelidade e frequência nas viagens
O estudo também revelou que cerca de metade (49%) dos brasileiros que já viajaram de ônibus declaram que continuarão utilizando esse meio, além de que 45% dos adultos jovens viajam de ônibus pelo menos quatro vezes ao ano. A classe AB também demonstra uma alta frequência de viagens de ônibus, com mais de 60% utilizando o transporte para viajar no mínimo quatro vezes ao ano.
“Esse comportamento reflete o quão prático e acessível é viajar de ônibus, permitindo decisões de última hora sem grandes complicações” comenta Daiane Dunka, Head da Indústria de Varejo no Google Brasil.
Para Phillip Klien, CEO da ClickBus, os novos métodos de compra online são fundamentais para impulsionar o setor, além de ajudar a aprimorar a experiência dos passageiros na aquisição dos bilhetes:
“Os dados apresentados pelo Google reforçaram a força do modal. Por sermos uma empresa de tecnologia líder do mercado e utilizarmos pesquisas e dados que também levantamos em nosso dia a dia, complementamos com informações que mostram como o comércio digital de passagens é uma tendência crescente, onde entre 30% e 35% das compras já ocorrem online. A ClickBus comercializa mais de R$2 Bilhões de passagens ao ano e, dentro deste cenário, vemos o enorme potencial do setor, uma vez que o mercado digital se expande à medida que os consumidores buscam mais conveniência e economia, e sempre buscando inovação através de tecnologia”.
As principais vantagens
Não ter que dirigir (39%), poder dormir durante a viagem (34%) e viajar com um profissional ao volante (32%) são alguns dos pontos positivos citados pelos viajantes. Além disso, o ônibus é visto como a forma mais econômica de viajar, com 29% dos entrevistados afirmando essa percepção.
O conforto também é uma prioridade: os passageiros valorizam o bom estado dos veículos, com ar-condicionado funcionando (34%) e banheiros limpos (28%) sendo fatores determinantes para uma viagem agradável. Já 53% dos entrevistados apontam a boa manutenção dos veículos como principal aspecto de confiança.
Pará
A partir de Belém, o estudo mostra que os destinos mais buscados na plataforma da ClickBus são Salinópolis (217 km), Marabá (553 km), São Luís (576 km), Parauapebas (708 km) e Tucuruí (446 km).
ClickBus
Antenada com a pesquisa, a ClickBus investe em tecnologia para conquistar esse mercado rodoviário que ainda tem potencial para sair ainda mais do offline. A empresa mostra o interesse em tirar o usuário das filas físicas dos guichês das rodoviárias para a comodidade da compra pelo app ou site ClickBus.
Entre as vantagens, o sistema de busca integrado de comparação de preços, horários e empresas. O anseio é tornar a compra virtual de bilhetes uma rotina para a maioria dos viajantes, que já utilizam o celular, em especial, para fazer tudo: de serviços bancários aos momentos de lazer.
Essa comodidade, por sinal, é mote de uma campanha de divulgação que conta com o primeiro podcast gravado dentro de um ônibus, o Viagem Cast, disponível no canal Click Bus no YouTube. (O jornalista viajou a convite da ClickBus)
1 Pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise, realizada em abril de 2024 com cerca de 2 mil brasileiros de diferentes classes econômicas, por meio de questionários online.