CÍRIO DE NAZARÉ

Bora ciriar? Planeje seu Círio com um roteiro raiz 

A coluna Diário de Bordo te mostra algumas opções para aproveitar Belém e a Festividade como se fosse um morador local. 

Descida da Imagem Original. Foto: Divulgação
Descida da Imagem Original. Foto: Divulgação

Neste final de semana, todos os caminhos levam a Belém. O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é um chamariz para milhares de turistas que vêm para a capital paraense participar não somente das romarias, mas aproveitar tudo o que a cidade tem de bom para oferecer, seja na gastronomia ou nos lugares que são sinônimo de cultura, lazer, religião e entretenimento. Se você está na Cidade das Mangueiras este fim de semana, o Diário de Bordo te mostra algumas opções para aproveitar Belém e a Festividade como se fosse um morador. 

Para início de conversa, saiba que a capital virou nos últimos meses um verdadeiro canteiro de obras por causa da COP 30. Portanto, tenha paciência com o trânsito, ainda mais intenso com a chegada dos visitantes. 

A ampla programação oficial e não oficial não permitem que se faça tudo, então é bom priorizar momentos importantes, além das essenciais romarias da Trasladação, neste sábado à noite, e do Círio de Nazaré, neste domingo pela manhã, reserve outros roteiros religiosos tão emocionantes quanto as duas principais procissões. 

ROMARIA FLUVIAL OU DESCIDA DA IMAGEM

Neste sábado pela manhã, ou você acompanha a chegada do Círio das Águas (Romaria Fluvial) na Escadinha ao lado da Estação das Docas, e a saída da Motorromaria; ou você chega bem cedo na Basílica Santuário de Nazaré e acompanha a cerimônia de descida da Imagem Original do Glória. A descida é, sem dúvidas, um momento ímpar, emocionante, e por isso mesmo bastante disputado pelos devotos, este ano com a participação das irmãs do Instituto Hesed, Maria Raquel e Maria Joana. A coluna escolheria esta segunda opção… 

ARRASTÃO DO PAVULAGEM OU FESTA DA CHIQUITA 

Para quem quer ter contato com o lado mais profano da festa, existem duas atrações interessantes: a partir das 11h, no mesmo local de chegada do Círio Fluvial, sairá o Arrastão do Pavulagem, reconhecido como manifestação da cultura nacional, que leva música e nossas tradições pelas ruas da cidade. Mais tarde, após a passagem da Trasladação pela Praça da República, começa a Festa da Chiquita, comandada pelo cantor Eloi Iglesias, é Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. A festa luta pelos direitos da comunidade LGBTQIAPN+ e é marcada pela entrega do troféu Veado de Ouro às personalidades que se destacam na luta pela causa. Fafá de Belém é uma das que receberão a homenagem. 

ALMOÇO DO CÍRIO 

No domingo do Círio, após o fim da romaria, no horário de almoço, a dica é fazer a refeição no Ver-o-Peso, uma boa opção para quem quer gastar pouco e comer peixe frito. Agora se você não se importa em pagar um pouco mais e ter acesso a restaurantes requintados com o visual da Baía do Guajará e ar condicionado, vá para a Estação das Docas e aproveite os cardápios que priorizam pratos típicos da gastronomia local. Por último, se a ideia for se afastar um pouco da aglomeração sem abrir mão dos pratos paraenses, a sugestão é o restaurante Box 49 Eliana e Kelly, que fica na Rua Antônio Barreto, 1185. O local tem comida de qualidade com preços bem mais baixos que os da Estação. 

Banda Anjos de Resgate 

SHOWS E FESTIVAIS 

Descanse um pouco e recupere as energias para aproveitar o final da tarde e início da noite com mais rolês diversos: na Praça Santuário, a partir das 20h tem apresentação do Círio Musical na Concha Acústica, com a banda Anjos de Resgate, de graça. Além do show, aproveite as barracas de comidas e artesanato do arraial e os brinquedos do parque de diversões. 

No Espaço Náutico Marine Club será realizado o Festival Marine Sunset a partir das 16h com Thiaguinho, Péricles, Menos é Mais e Sorriso Maroto. Ingressos no site https://www.bilheteriadigital.com/. Já no estádio Mangueirão acontece o Endoida Festival, com abertura dos portões às 16h com Viviane Batidão, Heitor Costa, Zaynara, Super Pop Live e Mega Príncipe Negro. O site com a venda de ingressos é o https://baladapp.com.br/

Como boa paraense que é, a coluna Diário de Bordo te deseja um Feliz Círio! 

Fale com o colunista: [email protected] / Instagram: @luizoctav