A coluna está em ritmo de maratonar o remake de Vale Tudo, que tem brindado os telespectadores com belas imagens das Cataratas do Iguaçu, que já foram tema deste Diário de Bordo no início do ano. Se você pretende conhecer Foz do Iguaçu (PR) para conferir aquela paisagem deslumbrante, programe mais alguns dias, ao menos dois, para esticar até Assunção, capital do Paraguai, país que faz fronteira com Foz, por Ciudad del Este.
Assunção pode até não ser tão badalada quanto Buenos Aires, capital da Argentina, ou Santiago, capital do Chile, cidades mais procuradas pelos brasileiros, mas também tem seu charme e um povo acolhedor, que se orgulha de sua cultura. O deslocamento pode ser feito a partir de Ciudad del Este, via rodoviária, com ônibus de várias empresas, nos mais diversos horários e com preços que variam de R$ 70 a R$ 80. O trajeto dura cerca de 5h30.
A própria viagem de ônibus já é um mergulho na cultura local. Em algumas paradas, vendedoras de “chipas calientes”oferecem a iguaria feita com queijo meia cura ralado, ovos, manteiga sem sal amolecida, polvilho doce, fermento químico em pó e uma pitada de sal misturada com erva-doce. Uma delícia!
Descobrindo Assunção
Na capital paraguaia, existem alguns pontos turísticos obrigatórios, como o Lido Bar, fundado em 1953 e que é um ponto de encontro dos moradores e turistas. Localizado na esquina da Independência Nacional, o cardápio do bar e restaurante oferece do café ao jantar e tem comidas típicas do país, como a sopa Vori Vori, feita com farinha de milho, carne de frango ou carne bovina, com ossos.
O Lido Bar está sempre bastante movimentado, mas é visita obrigatória. “Quem vai a Paris e não vê a Torre Eiffel não conhece Paris. Quem vai a Assunção e não conhece o Lido Bar, não conhece Assunção”, diz o slogan.
Do Lido Bar, contemple a fachada da Catedral de Nuestra Señora de la Asunción e aproveite para conhecer o Panteão Nacional dos Heróis (Panteón Nacional de los Heroes), hoje um oratório católico. O Panteão teve sua construção iniciada em 1863, mas foi inaugurado apenas em 1936, o motivo é que a obra foi interrompida durante a Guerra do Paraguai (1865), tendo sido retomada após 70 anos.
Pontos Históricos e Culturais
Nessa vibe histórica, visite a Casa da Independência, local onde os principais protagonistas do movimento de independência do país a usaram como um ponto de encontro secreto. Um marco no circuito histórico nacional e de Assunção, é sem dúvida o local mais representativo da independência do Paraguai da Espanha, em maio de 1811. A Casa da Independência está localizada no centro de Assunção, um local que pode ser visitado diariamente e abriga documentos e artefatos históricos.
No Centro Cultural da República, conhecido como Museu do Cabildo, há diversas exposições permanentes e temporárias, de graça!
Outro lugar que rende belas fotos é o Palácio del Gobierno, ou Palácio de los López. A construção em estilo neoclássico começou a ser construída em 1857 e, apesar de não permitir visitas internas, tem uma fachada incrível, encravada em um jardim muito bem cuidado.
Pra quem não abre mão de umas comprinhas, vá ao Shopping Paseo La Galeria, na área moderna da cidade, que em nada lembra o centro histórico. O local tem várias lojas de grife, além de bares e restaurantes descolados para curtir um happy hour ao entardecer!
Fale com o colunista: [email protected] / Instagram: @luizoctav