TURISMO NA COP30

As onças vão invadir Belém na Jaguar Parade 2025

Lembra da exposição das vaquinhas que passaram por aqui e até hoje algumas ainda estão expostas? É a mesma proposta! 

Uma das onças que estará em exposição a céu aberto em Belém. Fotos: Divulgação
Uma das onças que estará em exposição a céu aberto em Belém. Fotos: Divulgação

A chegada da Conferência das Partes Sobre Mudanças Climáticas da ONU a Belém traz não somente as discussões sobre o tema central, mas um legado importante para o turismo da cidade. Se você planeja visitar a capital paraense durante a COP30, saiba que além dos novos espaços que estão sendo construídos, como os parques lineares das avenidas Tamandaré e Visconde de Souza Franco e o Parque da Cidade, outras atrações estarão disponíveis. 

A coluna destaca uma especial, a Jaguar Parade, uma exposição super bacana que promete espalhar pela cidade arte com esculturas de 38 onças que estão sendo pintadas por artistas da Amazônia. Lembra da exposição das vaquinhas que passaram por aqui e até hoje algumas ainda estão expostas? É a mesma proposta! 

A onça customizada pela artista Mira

Com curadoria de Vânia Leal, o trabalho dos artistas já pode ser conferido no ateliê instalado no 3º piso do Shopping Boulevard, onde é possível observar e até mesmo interagir com os artistas, entre eles Antonio Dias Junior, Pablo Mufarrej, Natália Lobo, Isa Muria, João Boto, Marinaldo, Thay Petit, Drika Chagas, Danielly Cardoso, Moara Tupinambá, Elieni Tenório e Chico Ribeiro. Também serão feitas ações em lugares divulgados posteriormente.

A exposição a céu aberto ficará em cartaz nas ruas e praças de Belém entre os dias 25 de outubro e 30 de novembro. A Jaguar Parade é organizada pela Artery, produtora cultural, e já passou por Nova York, Paris, Rio de Janeiro e São Paulo. As onças medem 1,80m e foram produzidas em fibra de vidro. 

A pintura das onças pode ser acompanhada no 3º piso do Boulevard Shopping

Além de espalhar arte pela cidade, o projeto tem por objetivo chamar atenção da sociedade para a proteção da onça-pintada, um símbolo da nossa Amazônia. Ao final da exposição, as peças serão leiloadas com a renda totalmente revertida para programas de conservação da espécie na plataforma iArremate. A programação está prevista para 29 de novembro, Dia Mundial da Onça Pintada, quando todas serão reunidas. A coluna já está na torcida para que várias delas sejam arrematadas para seguirem colorindo o dia-a-dia de Belém. 

Dicas para aproveitar a Jaguar Parade em Belém

Então, já sabe, bote esse tour na sua agenda de passeios durante sua estadia pela Cidade das Mangueiras! 

Carol Barreto e Giovane Pasa, CEOs da Artery

Nos siga no Instagram!