Reprodução
Reprodução

A presidência da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) confirmou, nesta sexta, 10, que 162 países já garantiram presença em Belém (PA).

O número supera o quórum mínimo exigido — dois terços das delegações dos 190 países que integram o Acordo de Paris — para a realização do evento. Já para a Pré-COP, que ocorrerá na próxima semana, 72 delegações confirmaram participação.

Durante o anúncio, o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, destacou que seguem os trabalhos em conjunto com o Ministério da Fazenda na elaboração do chamado “mapa do caminho” para ampliar o fluxo de financiamento climático aos países em desenvolvimento, com a meta de alcançar US$ 1,3 trilhão até 2035.

Corrêa do Lago também informou que a expectativa é de que 125 países apresentem suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) até novembro, quando o evento será realizado no Pará. Segundo ele, no melhor cenário, os grandes emissores de gases de efeito estufa devem entregar suas novas metas dentro do prazo.

Entendendo as NDCs no Acordo de Paris

As NDCs, previstas no Acordo de Paris, são os compromissos assumidos por cada país para reduzir emissões e adaptar-se aos impactos das mudanças climáticas — um ponto central das negociações que Belém sediará no fim do ano.