COP

Presidente Lula recebe a 'Carta de Belém', que sediará a COP em 2025; vídeo

Presidente Lula recebendo a Carta de Belém. Créditos: Cintia Magno
Presidente Lula recebendo a Carta de Belém. Créditos: Cintia Magno

Cintia Magno
De Dubai (Emirados Árabes)

Neste sábado, 2, parte das agendas do governador Helder Barbalho em Dubai, nos Emirados Árabes, no terceiro dia da COP28, estão voltadas pra o diálogo com a sociedade civil organizada.

Por volta de 10h, horário de Dubai (cujo fuso horário é de 7h a mais em relação a Brasília), o Governador do Pará participou de uma programação organizada pela Presidência da República, com o tema “Da COP28 à COP30: Fortalecendo o engajamento da sociedade civil em diálogos sobre mudança do clima”. Além do próprio Presidente Lula, estiveram presentes a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e o Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, também esteve presente.

Na ocasião, o governador destacou as entregas já realizadas pelo Estado e ainda destacou a atuação durante a COP28, com o lançamento de programas importantes para a redução do desmatamento. Ele falou, ainda, sobre a expectativa para a realização da COP30, que deve ser a primeira a ser realizada em um Estado da Amazônia.

“Quero falar da importância desse momento, de fazermos o exercício de pensar em soluções, uma prática comum para a construção dessa caminhada, que inicia aqui em Dubai e vai até a COP de Belém”, disse o governador, destacando a importância de construir, com a sociedade, um caminho de mudanças nestes dois anos que separam a conferência de Dubai da de Belém, em 2025.

“A crise climática tem o poder de alcançar e afetar a humanidade inteira. Por isso que 195 países estão aqui reunidos para tratar de temas que são extremamente relevantes”, reforçou a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Durante o evento, o residente Lula recebeu a Carta de Belém, que sediará a COP30 em 2025. “Todo mundo resolve falar sobre a Amazônia, então, dessa vez, a gente resolveu fazer com que a Amazônia fale para o mundo o que ela é”, destacou o Presidente Lula, ao se referir à realização da COP30 no Brasil, na Amazônia.