COP

Pará e BID garantem 300 milhões de dólares em programa de descarbonização

A carta de intenções foi assinada pelo governador Helder Barbalho e o presidente do BID, Ilan Goldfajn

FOTO: CINTIA MAGNO
A carta de intenções foi assinada pelo governador Helder Barbalho e o presidente do BID, Ilan Goldfajn FOTO: CINTIA MAGNO

Cintia Magno

DUBAI, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

Com o objetivo de contribuir com a preservação da Floresta Amazônica e a erradicação do desmatamento ilegal, o Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, assinaram, no último domingo (03), uma carta de intenção que busca viabilizar o Projeto Descarboniza Pará, que tem como objetivo promover a transição da economia para um modelo baseado em baixas emissões de gases de efeito estufa no Estado. Para isso, serão destinados 300 milhões de dólares em recursos, na modalidade de empréstimo baseado em políticas. O anúncio faz parte da agenda cumprida pelo Governador durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que é realizada em Dubai, nos Emirados Árabes.

A cerimônia de assinatura da carta de intenções ocorreu no Pavilhão das Américas do BID, na Blue Zone da COP28. Na ocasião, em que também estiveram presentes a Deputada Federal, Elcione Barbalho, e o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’ de Almeida, o governador Helder Barbalho destacou que o momento é um marco na história do Estado do Pará no que se refere à redução da emissão de gases de efeito estufa.

“Este é um momento muito especial na construção que o Estado do Pará está fazendo para descarbonizar a sua economia, para descarbonizar e garantir, com isso, a preservação da floresta, cuidando das pessoas”, destacou. “Com a parceria do BID nós impulsionaremos um novo modelo de desenvolvimento do Estado, em que floresta viva possa ter o seu valor, possa gerar empregos verdes, possa trazer desenvolvimento local e possa, com isso, compatibilizar e atingir o nosso principal objetivo que é cuidar da floresta, olhando e cuidando das pessoas. Olhar para os paraenses que vivem na floresta, que vivem nas cidades e que precisam ter oportunidade e ter qualidade de vida”.

A partir do recurso investido pelo BID, o Governo do Estado do Pará poderá implementar, através do Projeto Descarboniza Pará, uma estratégia progressiva do estado para emissões líquidas zero de gases de efeito estufa (GEE) até 2050, por meio da implementação de políticas econômicas, ambientais, sociais e climáticas. “Este apoio que estamos recebendo do Banco Interamericano de Desenvolvimento compõe, de forma decisiva, a trajetória para que o Estado do Pará construa um novo momento e faça a transição ecológica, a transição de uso do solo e chegue em 2025, quando seremos a sede da COP, sendo um exemplo para o Brasil e um exemplo para o mundo”.

PROGRAMA

A iniciativa que viabilizou a parceria faz parte do Programa Amazônia Sempre do BID, que é centrado em cinco pilares fundamentais, o monitoramento, lidar com as pessoas, lidar com as atividades da bioeconomia, lidar com as cidades e lidar com a agricultura sustentável. “É um projeto moderno, é um projeto que descarboniza, é um projeto que lida de uma forma holística com vários aspectos. Eu acho um exemplo não só no Brasil, mas vai ser um exemplo no mundo. É uma prioridade e eu parabenizo, aqui, o Governador por estar fazendo isso no Brasil e no seu Estado”, comentou o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn. “Este é o momento de colher porque nós vamos continuar trabalhando”.

Logo após a cerimônia de assinatura do termo de intenção, o Governador Helder Barbalho e o Presidente do BID, Ilan Goldfajn, participaram de um painel com governadores de estados da Amazônia. Na ocasião, o governador agradeceu, mais uma vez, as parcerias que vêm sendo estabelecidas entre o Governo do Pará e o BID. “Eu vim para agradecer a parceria do BID. Um banco fundamental para a nossa região e que tem a oportunidade de ter um brasileiro à frente desta relevante instituição. No mais, agradecer as parcerias já existentes do BID com o Estado do Pará, e ressaltar que nós acabamos, neste instante, de assinar um acordo com o BID e o Estado do Pará na ordem de 300 milhões de dólares, que viabilizou uma iniciativa extraordinária, o Descarboniza Pará”, anunciou.