COP

Governadores da Amazônia entregam carta a Lula. LEIA NA ÍNTEGRA

Em carta ao presidente eleito, governadores da Amazônia Legal querem sediar COP e aliança pelo meio ambiente. Foto: Agência Pará
Em carta ao presidente eleito, governadores da Amazônia Legal querem sediar COP e aliança pelo meio ambiente. Foto: Agência Pará

Governadores do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal entregaram, nesta quarta-feira (16), uma carta aberta ao presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. O documento sinaliza o pedido dos governadores para cooperação mútua do estados amazônicos e Governo Federal em favor de políticas orientadas à conservação e ao desenvolvimento sustentável da região.

“No contexto dessa colaboração, propomos um esforço conjunto que permita maior celeridade na tramitação dos apoios internacionais, em particular aqueles na área financeira, de modo a transformar a realidade da floresta e das comunidades locais em prazos mais curtos. Precisamos da floresta viva, isto é, capaz de prover serviços ambientais e gerar remuneração por eles e pelos produtos dela derivados. Essa noção de vida é o marco que nos permitirá a monetização da floresta enquanto nova ‘commodity’ no mercado de bens e serviços ambientais”, propõe um trecho da carta.

O documento foi lido pelo governador do Pará, Helder Barbalho, que está liderando temporariamente o grupo de governadores do Consórcio durante a 27ª COP, Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que é realizada no Egito.

LEIA A CARTA NA ÍNTEGRA ACESSANDO O LINK ABAIXO

Carta dos Governadores da Amazônia Legal.