COP

Governador do Espírito Santo apoia o Pará como sede da COP 30

Renato Casagrande anunciou seu posicionamento em evento realizado em São Paulo, após pronunciamento do governador Helder Barbalho. Foto: Divulgação
Renato Casagrande anunciou seu posicionamento em evento realizado em São Paulo, após pronunciamento do governador Helder Barbalho. Foto: Divulgação

GUILHERME SETO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Renato Casagrande (PSB), governador do Espírito Santo, afirmou na noite desta sexta-feira (25) que apoia articulação do governador Helder Barbalho (MDB) para o Pará sediar uma edição da COP, Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU).

“O Pará tem o meu voto”, disse Casagrande durante o evento Fórum Esfera Brasil, realizado em São Paulo.

“Já estou aqui me inscrevendo para participar lá no Pará. Tive a oportunidade de participar [da COP] no ano passado em Glasgow e neste ano no Egito. É um debate importante, e o Helder faz um bom trabalho no Consórcio dos Governadores da Amazônia”, afirmou o governador.

Barbalho também participou do encontro. “Todos participantes deste evento, de forma direta ou indireta, dialogam com a nossa região, agenda climática e pauta do meio ambiente. O Brasil precisa ter essa dimensão. Chegou o momento e, mesmo que tardiamente, nós fazemos um chamamento nacional para discursão das mudanças climáticas e meio ambiente. Precisamos construir uma solução para esse país”, disse o governador paraense.

Durante a COP27, no Egito, Barbalho pediu ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que articulasse junto a ONU a realização de uma edição da COP na região amazônica do Brasil. Pará e Amazonas são os estados que despontam na disputa.