CONFERÊNCIA DO CLIMA

COP30 em Belém bate recorde com 1.270 propostas de painéis

Segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o número supera em muito as edições anteriores.

Sociedade civil interessada em compor a delegação brasileira na COP30 já pode registrar interesse para o credenciamento
Foto: Raphael Luz/Ag. Pará

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, em Belém do Pará, já registra um marco histórico: 1.270 propostas de painéis foram submetidas para compor a programação dos Pavilhões Brasil.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o número supera em muito as edições anteriores. Na COP28, em Dubai, foram recebidas 700 propostas, enquanto a COP29, em Baku, contabilizou 500. O resultado da seleção será divulgado no dia 25 de setembro no site do Ministério.

Espaços de debate

O Brasil contará com dois pavilhões na conferência: um na Zona Azul e outro na Zona Verde, que irão sediar eventos técnicos organizados pelo Ministério, em parceria com outros órgãos do governo federal. Os painéis terão até 50 minutos de duração e ocorrerão entre 10h e 18h, reunindo representantes de governos locais, setor privado, sociedade civil e comunidade internacional.

Objetivos e Temas da COP30

O objetivo é fomentar debates sobre a emergência climática, os 30 eixos estratégicos da Agenda de Ação, as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e o Plano do Clima, fortalecendo o intercâmbio de experiências e a busca por soluções sustentáveis.