Cintia Magno
Dubai, Emirados Árabes Unidos
A 28ª edição da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP28) tem início nesta quinta-feira (30) em Dubai, segundo dos 7 emirados que compõem os Emirados Árabes Unidos (EAU). Até o próximo dia 12 de dezembro, representantes legais de quase 200 países, além de membros da sociedade civil organizada, deverão se reunir para discutir os rumos das ações globais de combate às mudanças climáticas, além de concluir o 1º Balanço Global do Acordo de Paris.
Concentrada na Expo City Dubai, a programação da conferência envolve desde as negociações formais, até centenas de eventos paralelos, incluindo painéis de discussões, mesas redondas e eventos culturais e, ainda, os eventos específicos dos pavilhões dos países participantes. De acordo com a página oficial do Pavilhão Brasil na COP28, o espaço brasileiro deverá apresentar conteúdos sobre o país e, ainda, ser palco de painéis que debaterão soluções para a mitigação da mudança climática.
“A mensagem central é ‘Brasil unido em sua diversidade a caminho do futuro sustentável’ e serão apresentadas soluções climáticas promovidas pelo País em três eixos: tecnologias setoriais; instituições e instrumentos de Estado resilientes; e promoção da sócio diversidade”.
A apresentação de soluções voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas também faz parte da missão da delegação do Estado do Pará na conferência do clima. Em anúncio oficial realizado pela vice-governadora e coordenadora do Comitê da COP30, Hana Ghassan, e pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida, o Governo do Estado informou que irá apresentar 10 alternativas, entre Projetos de Lei, decretos e planos de ação, voltadas à mitigação das mudanças climáticas e redução das emissões de gases do efeito estufa, entre eles o plano estatal de restauração florestal.
O Governo do Pará também deve apresentar um balanço dos avanços já conquistados e o que ainda deve ser desempenhado em ações que envolvem temas como sistemas alimentares, sistemas agroflorestais, carbono neutro, transição econômica por meio da bioeconomia e reflorestamento.
DELEGAÇÃO
Estado sede da COP30, prevista para 2025, o Estado do Pará ainda se fará presente na COP28, de Dubai, através de uma delegação operacional formada por equipes das áreas de segurança e logística para acompanhar os bastidores da conferência, a fim de trocar experiências que podem contribuir com o planejamento do evento em Belém. A apresentação da capital paraense como possível sede da COP30 se deu ainda no ano passado, durante a 27ª edição da conferência, realizada na cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito.
Durante a COP27, o Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, entregou uma carta pública dos Governadores do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal pleiteando que o então presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, articulasse junto à ONU a realização de uma edição da COP no Brasil, em especial na região amazônica. A apresentação foi feita e em maio deste ano a informação de que Belém será a sede da 30ª Edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30) foi confirmada em anúncio de vídeo publicado pelo Presidente Lula, ao lado de Helder Barbalho e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Nesta COP28, mais uma vez, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se fará presente para debater e apresentar soluções para o enfrentamento às mudanças climáticas. Retomando a agenda de viagens internacionais oficiais após se submeter a uma cirurgia para restauração da articulação do quadril, o presidente Lula e sua comitiva embarcam, primeiro, para a Arábia Saudita e o Catar.
Na sequência, em data prevista para o dia 01º de dezembro, desembarcam nos Emirados Árabes Unidos para participar da programação da COP28, e em seguida dão continuidade à agenda de viagens na Alemanha, com chegada prevista para o dia 02 ou 03 de dezembro.
Também participam da Conferência do Clima deste ano o Ministro das Cidades, Jader Filho; o Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho; o Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, além de outras autoridades das três esferas de governo, além de líderes e delegados de quase todos os países do globo.
A repórter viajou a convite do Instituto Clima e Sociedade (iCS).