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Use as redes sociais para conseguir um emprego; veja como

Tão importante quanto atualizar o seu currículo é cuidar do seu perfil profissional nas redes sociais. Ano após ano, as empresas têm aumentado investimentos em social recruiting. Afinal, elas sabem que os perfis que os candidatos mantêm nas redes dão uma visão muito mais abrangente sobre eles, indicando quais são seus temas de interesse, sua relação familiar, seu modo de se relacionar com amigos e assim por diante.

Qual é a importância da rede social no mercado de trabalho?

Ter um perfil profissional nas redes sociais se tornou fundamental para a consolidação de carreira, uma vez que ajuda a criar relacionamentos e networking, bem como encontrar oportunidades de trabalho.

Quando criamos um perfil profissional, devemos entender que ele pode estar acessível também às pessoas que fazem parte da nossa vida pessoal.

Então, fica fácil entender que nosso perfil em redes como Facebook, Instagram ou Twitter, por exemplo, também fica acessível às pessoas do trabalho e aos potenciais empregadores, principalmente quando estamos nos candidatando a vagas de emprego.

O que os recrutadores procuram nas redes sociais?

Quando os recrutadores buscam o perfil de um candidato nas redes sociais, eles querem ver como esse candidato se comporta quando está à vontade.

A ideia é saber como ele expõe suas opiniões, como lida com as diferenças e que tipo de comentário ele costuma tornar público.

Como construir uma boa imagem nas redes sociais?

Construir uma boa imagem nas redes sociais depende da linguagem que utilizamos, das discussões que participamos e da forma como interagimos com as outras pessoas.

Se você desrespeitar alguém que tem opinião diferente de você no Facebook esse comportamento pode indicar que você não sabe lidar com diversidade. Se fizer um post agressivo também.

Ou seja, antes de postar uma imagem ou fazer um comentário, pense que o conteúdo pode estar acessível a qualquer pessoa. Cuide do texto, não cometa erros de gramática, respeite as pessoas e não diga nada que não poderia dizer no café da empresa, por exemplo.

Se ficar em dúvida de um post ou comentário pode prejudicar sua reputação, melhor não postar. Neste caso, “menos é mais”. ?

Como melhorar perfil nas redes sociais?

Criamos um passo a passo para ajudar você a melhorar seu perfil nas redes sociais. A ideia não é que você deixe de ser você mesmo, mas que você possa aproveitar essas ferramentas para mostrar seu potencial e cuidar da sua imagem. Vamos lá?

1. Conheça o que está usando

Cada rede social tem suas próprias características. Algumas são mais associadas à vida pessoal. Outras, ao networking, compartilhamento de conhecimento de sua área profissional e assim por diante. Algumas têm como foco única e exclusivamente a publicação de imagens. Você precisa conhecer bem as ferramentas para não parecer um peixe fora d’água.

2. Não seja afoito

Você pode passar a imagem de desespero ou de um carreirista egocêntrico se fizer contato com alguém pelas redes e forçar um retorno na hora errada.

A ideia é aprender expor tudo o que você faz ou fez de bom profissionalmente. Mostre links de seus projetos, artigos publicados, blog, sites, atuações acadêmicas ou em eventos corporativos.

Se você tem o que mostrar, não é preciso “pedir” comentários a alguém. Tome cuidado para não ser invasivo.

3. Personalize suas comunicações

Chame as pessoas pelo nome para que elas se sintam prestigiadas e com um tratamento diferenciado. Se você só se comunica de forma massiva com todos, sem distinção, é provável que em pouco tempo as pessoas se sintam usadas apenas para fazer volume ao seu perfil.

Também vale a pena valorizar os conteúdos postados por colegas de trabalho e, se acreditar que são relevantes, ajudar a compartilhar.

Pessoas que utilizam as mídias sociais em mão única, postando apenas o que é de interesse próprio, são vistas como “predadoras”, o que é muito negativo. Procure ter sempre uma postura colaborativa.

4. Corra atrás dos seus interesses

Depois de sedimentar sua imagem, postar conteúdos, projetos e experiência profissional, vá atrás das conexões de seu interesse.

Para novos relacionamentos, explique o “porquê” do seu pedido de conexão com essa pessoa em particular.

Apresente seu interesse, diga que a conheceu em um determinado seminário ou sabe que ela trabalhou em uma empresa que é de seu interesse. Mostre o que você tem em comum com gentileza, sempre.

5. Seja sensível ao adicionar contatos

Algumas pessoas deixam seu perfil público, outras, privado. E há quem realmente não se importe em misturar tudo e sabem lidar bem com isso: amigos de longa data com pessoas que conheceu outro dia; parentes e ex-chefes.

Antes de pedir para ser adicionado, perceba qual é o estilo da pessoa para não criar constrangimento.

Para evitar gafes, o melhor é, se você tem apenas uma relação profissional, conectar-se somente em redes estritamente profissionais.

Se a pessoa com quem você quer uma conexão é mais extrovertida, pública, aberta, vá em frente.

6. Evite clichês e frases feitas

Enaltecer a própria trajetória, comparar-se a grandes pensadores e dizer o que já está mais do que dito não pega bem… Não exagere ao divulgar e compartilhar frases de autoajuda ou de autoestima.

Evite coisas do tipo: “Falar de mim é fácil, difícil é ser eu”, “sua inveja faz a minha fama”, “meu maior defeito é que sou perfeccionista” entre outras frases desse gênero.

Recadinhos e indiretas também demonstram imaturidade.

7. Respeite o tempo do outro

Tempo ficou escasso para todo mundo. Ganhamos na velocidade de informação, mas também nos tornamos mais conectados, mais ambiciosos (no melhor sentido) e, por isso mesmo, nem sempre dá para fazer aquele chat tranquilo.

Quando seu interesse nas redes sociais for estabelecer contatos para realizar negócios ou alçar um novo emprego, procure ser objetivo sem ser ríspido.

Depois do “oi”, “tudo bem”, pergunte se a pessoa tem um minuto para falar. Se a resposta for positiva, seja objetivo.

8. Crie situações offline

Sempre que possível, tente encontrar com as pessoas pessoalmente. Por mais bacana que seja sua rede ou sua experiência profissional, vale a pena tentar um aperto de mão e uma conversa olho no olho.

Frequente seminários, feiras de negócios, eventos acadêmicos e convide as pessoas da sua rede para criar esse espaço de interação mais presencial.

9. Tenha cuidado com os desabafos

Por mais tentador que seja, não desabafe abertamente nas redes sociais, nem sobre o fim do seu relacionamento nem sobre a vontade que você tem de mudar de emprego.

Deixe as questões pessoais para conversar com amigos próximos, em mensagens privadas ou naquele boteco que tem o barman mais paciente do mundo. Sua reputação online vai agradecer.

Fonte: vagas.com.br