Concursos & Empregos

UFPA divulga Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas 2024

O PSE-IQ oferta 394 vagas para estudantes indígenas e 394 vagas para estudantes quilombolas, em 197 ofertas de cursos de graduação.
O PSE-IQ oferta 394 vagas para estudantes indígenas e 394 vagas para estudantes quilombolas, em 197 ofertas de cursos de graduação.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou, nesta segunda-feira, 10 de julho, o Edital do Processo Seletivo Especial destinado à seleção diferenciada para candidatos(as) indígenas e quilombolas 2024 (PSE-I/Q 2024). O PSE-IQ oferta 394 vagas para estudantes indígenas e 394 vagas para estudantes quilombolas, em 197 ofertas de cursos de graduação. As inscrições iniciam dia 17 de julho de 2023, via site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS).

O PSE-IQ integra as políticas de ações afirmativas da UFPA para garantir o acesso de populações tradicionais ao ensino superior. A oferta de vagas é exclusiva para candidatas(os) indígenas e quilombolas que não realizaram ou iniciaram curso de graduação e que se encontrem em condições de vulnerabilidade econômica, social e educacional.

Para a inscrição no processo seletivo, a(o) candidata(o) deve comprovar seu pertencimento étnico a povos indígenas ou comunidades quilombolas, sendo residente ou não em sua comunidade.

A Declaração de Pertencimento tem que conter informações sobre o pertencimento, atuação e residência ou não do(a) candidato(a) na comunidade e ser emitida e  assinada por três líderes,  fornecendo-se os números de RG e/ou CPF das respectivas lideranças. No caso de estudantes indígenas, a liderança deve ser da mesma etnia da(o) candidata(o) ou lideranças políticas reconhecidas pelo povo indígena do território de origem da(o) candidata(o). Já para estudantes quilombolas, as(os) líderes devem ser membros da atual Diretoria da Associação que representa legalmente a comunidade.

A seleção consta de uma etapa com prova de redação em Língua Portuguesa, que será realizada no dia 1º de outubro, e outra etapa com a realização de entrevista individual, que ocorrerá nos dias 30 de novembro, 1º, 2 e 3 de dezembro de 2023.

Novidades – Entre as novidades do edital apresentado para o próximo processo seletivo especial, está o aumento do prazo para a realização das inscrições. A ampliação do prazo para 45 dias ocorre em atendimento às demandas de estudantes indígenas e quilombolas, devido às dificuldades de preparação da documentação necessária e de acesso à internet que podem ocorrer durante o prazo. Assim sendo, as inscrições iniciam no dia 17 de julho e seguem até o dia 30 de agosto de 2023.

Houve também a inclusão de Baião, entre as cidades onde serão realizadas as provas pelas(os) quilombolas, em razão da dificuldade logística que estudantes da região enfrentam para o deslocamento. Na edição 2024 do PSE-I/Q, as provas das(os) candidatas(os) quilombolas serão realizadas nas cidades de Abaetetuba, Altamira, Baião, Belém, Breves, Castanhal, Cametá e Soure; e as das(os) candidatas(os) indígenas, em Altamira e Belém.

Além disso, agora o gênero feminino também entrou na lista de critérios de desempate, em virtude das históricas assimetrias encontradas pelas mulheres no acesso às oportunidades acadêmicas em decorrência da naturalização dos estereótipos de gênero que atribuem às mulheres a responsabilidade prioritária pelo cuidado, ocasionando exclusões em espaços acadêmicos e posições de poder e protagonismo político-institucional.

Recursos –  A partir da publicação do edital no Diário Oficial da União de hoje, aquelas(es) que desejarem entrar com recurso contra este edital têm até o dia 13 de julho para fazê-lo. As solicitações serão recebidas exclusivamente por meio eletrônico, via e-mail [email protected].

Serviço:

Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas 2024

Inscrições: de 17 de julho a 30 de agosto de 2023

Prova de redação: 1º de outubro de 2023

Entrevista: 30 de novembro, 1º, 2 e 3 de dezembro de 2023

Mais informações no  site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS)

Fonte: UFPA