TRABALHO

Supermercados devem efetivar até 7% dos temporários

A Associação Paraense de Supermercados (Aspas) não tem uma estimativa de quantas contratações devem ser realizadas até o final deste ano no setor, mas avalia que cada supermercado deve efetivar entre 4% a 7% dos funcionários.

Reforço maior nas contratações temporárias é na primeira quinzena de novembro
Reforço maior nas contratações temporárias é na primeira quinzena de novembro FOTO: OCTAVIO CARDOSO

O segundo semestre do ano é um período tradicional de contratações temporárias nos supermercados, devido ao aumento da demanda de compras em datas como Círio de Nazaré, Black Friday, Natal e Ano Novo. A Associação Paraense de Supermercados (Aspas) não tem uma estimativa de quantas contratações devem ser realizadas até o final deste ano no setor, mas avalia que cada supermercado deve efetivar entre 4% a 7% dos funcionários contratados temporariamente nesta época.

De acordo com o presidente da Aspas, Jorge Portugal, as contratações temporárias nos supermercados tiveram início antes mesmo do Círio, no final de setembro. “Tem atividades que precisam de um treinamento que faz parte do período de experiência, como operador de caixa ou quem vai atuar no setor de padaria. Por isso as contratações já são logo impulsionadas em setembro para abranger estas funções que vão necessitar desse treinamento”.

Ainda segundo o presidente da Aspas, o reforço maior nas contratações temporárias é na primeira quinzena do mês de novembro, com parte destas contratações sendo efetivadas após o período de experiência de 90 dias, dependendo da demanda no estabelecimento comercial e da equipe dos colaboradores, observado que geralmente alguns efetivos no final do ano podem pedir demissão, ter mudança no cargo, trocar de empresa ou ocorrer outra circunstância que permita abertura de vagas.

A maior parte das contratações são para as funções de operadores de caixa, empacotadores, repositores e na área de padaria, esta última bastante impulsionada pela grande demanda na produção de panetones, bolos e demais itens semelhantes para a ceia de Natal.

“O 13º ajuda a impulsionar as vendas no final do ano e faz o setor de supermercado ficar aquecido e com boas expectativas. Por isso as contratações são necessárias para atender a demanda na reta final do ano”.

Portugal ressalta que o setor de supermercado hoje em dia não oferece apenas o ramo da alimentação. Há também magazines e outros serviços integrados ao supermercado que abrem vagas e são fundamentais para as contratações para quem busca uma oportunidade em conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Porém, enfatiza que a mão de obra para atuar nos supermercados está atualmente mais difícil de ser encontrada, devido à concorrência com outros setores econômicos que “puxam” estes profissionais.