Concursos & Empregos

Saiba onde fazer curso on-line de graça para turbinar o currículo


 FOTO: Freepik
FOTO: Freepik

Pryscila Soares

Profissionais que buscam aperfeiçoar os conhecimentos na área de atuação, quem almeja efetivar uma transição de carreira ou até mesmo aprender uma profissão do zero pode encontrar um universo de oportunidades na internet. Diversas instituições renomadas ofertam capacitações gratuitas e no formato virtual. Ou seja, os interessados podem ter acesso a um vasto conteúdo sem sair de casa. Basta utilizar um celular ou computador conectado à internet.

A maioria das instituições gera certificados aos participantes, mediante a comprovação de um bom aproveitamento ao final do curso de ensino à distância. Com isso, o candidato pode inserir as certificações no currículo e aumentar as chances de empregabilidade. No contexto de um mercado de trabalho competitivo e em constante movimento, é válido aprimorar e atualizar os conhecimentos. Para realizar os cursos, o interessado deve acessar os links das plataformas e efetuar a inscrição na área de interesse.

Microempreendedores individuais também têm a possibilidade de alavancar os resultados nos negócios obtendo capacitação totalmente gratuita. O portal de cursos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por exemplo, é composto por trilhas de conteúdos. Dentre eles estão as formações que ensinam sobre como formalizar como microempreendedor individual, assim como a capacitação em comunicação no processo de vendas para pequenos negócios. Ambos possuem carga horária de 6h/aulas.

O site de buscas mais famoso do mundo, o Google, oferta cursos por meio da plataforma Google Ateliê Digital. O interessado assiste aulas on-line gratuitas para início e aperfeiçoamento de carreira, voltados sobretudo sobre as carreiras do mundo digital. Dentre os cursos está o de fundamentos de marketing digital com 40h/aulas e certificado. Há ainda a certificação em Google Ads com 21h/aulas e totalmente gratuita.

CONFIRA A LISTA DE CURSOS DIGITAIS GRATUITOS

  • Google Ateliê Digital (https://cresca.withgoogle. com/intl/pt-br/ learn-skills/)

-Oferta cursos para quem está dando os primeiros passos no mercado digital, a exemplo da formação em fundamentos de marketing digital com 40h/aulas e certificado – https://skillshop.exceedlms. com/student/collection/ 730709-digital-marketing.

-Para quem já atua no marketing digital e quer aprofundar os conhecimentos, existe a certificação em Google Ads com 21h/aulas e totalmente gratuita – https://skillshop. withgoogle.com/intl /pt-BR_ALL/.

-Outra oportunidade é a formação gratuita pela Analytics Academy sobre ferramentas de avaliação do Google e trata sobre coleta e análise de dados inteligentes – https://analytics.google. com/analytics/ academy/.

  • Portal Sebrae (https://sebrae. com.br/sites/PortalSebrae/ cursosonline)

– Dispõe de cursos em várias áreas de formação. Dentre as opções está “Formação pedagógica: empreendedorismo e BNCC”, que tem como público-alvo professores e gestores escolares. É totalmente on-line e gratuito, com duração de 40h/aulas e certificado de conclusão.

– Outro curso disponível é o de “Trade marketing: compreenda como aumentar suas vendas no varejo e fortalecer sua marca”. Possui carga-horária de 4h/aulas, é voltado para microempreendedores, totalmente gratuito e com direito a certificado.

-Já o “Qualidade na taça” é um curso voltado para informar e formar novos profissionais para o serviço de vinho em bares e restaurantes. A carga horária é de 48h/aulas e com direito a certificado.

  • Senai Nacional Programa Futuro Digital (https://www.futuro. digital/cursos- gratuitos)

-Segurança do trabalho, informática básica e mecânica automobilística estão entre as carreiras abrangidas pelos cursos do Senai. No curso segurança do trabalho, o aluno aprende as principais causas de acidentes, além explorar as normas de EPIs, EPCs e outros. A carga horária do curso EAD é de 14h/aulas.

-No curso de informática básica, o aluno vai entender a diferença entre hardware e software; identificar os componentes externos e internos do computador; reconhecer os sistemas operacionais, configurar o sistema operacional Windows; entre outros. São 10h/aulas e o aluno que atingir as metas terá direito ao certificado.

-No curso de noção básica de mecânica automobilística, o profissional vai aprender a aplicar e interpretar os conceitos físicos e mecânicos, relacionados à área de mecânica automotiva. A carga horária é de 14h/aulas.

  • Senar (https://ead. senar.org. br/cursos-do-campo- para-voce/)

-Para quem atua com atividades no campo, a plataforma de cursos gratuitos do Senar possui um leque de opções. Entre eles está o de “Boas Práticas na Produção Vegetal”, que trata sobre todo o processo de obtenção segura de produtos de origem vegetal, desde a escolha do local do plantio até a chegada ao mercado consumidor. A carga horária é de 20h/aulas, possui tutoria e certificado.

-Outra opção é a formação em “Cultivo do Cacau em Sistemas Sustentáveis”, com 30h/aulas, tutoria e certificado ao final.

-FGV (https://educacao-executiva. fgv.br/cursos/ gratuitos)

-A plataforma de cursos da instituição oferta várias opções de formação nas áreas de administração, direito, economia e finanças, tecnologia e outras.

– Um dos cursos é o de “Introdução à Ciência de Dados”, com 60h/aulas. Há ainda o de “Introdução à Ética e à Inovação Responsável com Dados”, na área do direito, com 12h/aulas. Os cursos gratuitos da FGV não geram certificado. Mas o aluno tem direito a um comprovante de participação.

  • Escola Virtual de Governo (EVG) (https://www.escola virtual.gov.br/ catalogo)

– A plataforma EAD do governo federal dispõe de formações tendo como público-alvo os agentes públicos. Contudo, qualquer pessoa interessada pode fazer os cursos. Dentre as oportunidades está o curso sobre “Big Data”, com 25h/aulas.

-Outra opção é a formação sobre o “Novo Regime Fiscal e o Teto de Gastos”, com 30h/aulas. Os cursos são gratuitos e com certificado.

  • Eleve (Câmara dos Deputados) (https://educacaoa distancia.camara. leg.br)

-A plataforma disponibiliza cursos em áreas como educação financeira, gestão de projetos e accountability política. A carga horária varia de acordo com cada curso, podendo chegar a mais de 30h/aulas. As capacitações geram certificados.

  • Microsoft (https://www.microsoft. com/pt-br/conecta/)

– A empresa Microsoft também oferta cursos gratuitos. Dentre as trilhas de conhecimentos está a voltada para a “Era da Inteligência Artificial”. Além disso, a empresa uniu-se à plataforma Linkedin para oferecer cursos conjuntos, a exemplo do “Fundamentos para Desenvolvimento de Software”, com mais de 5h/aulas e certificado. (https://www. linkedin.com/ learning/)

  • CIEE (https://portal.ciee. org.br/quero-me-preparar /saber-virtual/)

-Ao todo, a instituição oferta 58 cursos gratuitos e com certificados nas áreas de preparação para o mundo do trabalho; competências comportamentais; comunicação e matemática; marketing; finanças; ferramentas office e Google (textos, planilhas, apresentações) e outros.

  • Meta Blueprint Facebook (https://www.facebook. com/business/ learn/courses)

– É uma plataforma do Facebook com um leque de cursos voltados para melhoria da estratégia de conteúdos criativos; monetização de conteúdos de marketing digital; promoção de negócios com anúncios no Facebook, entre outros. As opções envolvem o desenvolvimento de competências de marketing no Facebook, no Messenger, no Instagram e no WhatsApp. Ao final de cada curso é aplicado um teste com certificação de conclusão.

  • Diretoria de Educação Especial do MEC (https://avamec.mec. gov.br/#/ instituicao/semesp)

-Oferta diversos cursos de capacitação em educação especial. Dentre eles está o de “Atendimento Educacional Especializado: Transtorno do Espectro Autista”, com 90h/aulas e certificado.

– Outra opção é o curso de “Atendimento Educacional Especializado l Altas Habilidades ou Superdotação”. A carga horária de ambos é de 90h/aulas. As formações são voltadas para professores do AEE e público geral para se aprimorar e/ou se aprofundar sobre metodologias educacionais.

FONTE: PESQUISA DIÁRIO DO PARÁ