O IBGE vai realizar o maior concurso de temporários de sua história, com 9.850 vagas de nível médio distribuídas em mais de 500 municípios brasileiros. A seleção foi autorizada pelo governo federal e será organizada pela FGV (Fundação Getulio Vargas).
As oportunidades serão para os seguintes cargos:
- Agente de pesquisas e mapeamento – 8.480 vagas
- Supervisor de coleta e qualidade – 1.100 vagas
A distribuição das vagas será feita entre as superintendências estaduais e as mais de 500 agências do IBGE. Os nomes das cidades ainda não foram divulgados. A expectativa é de que haja um edital para cada cargo.
O presidente do IBGE, Márcio Pochmann, destacou que esta será a maior seleção temporária já promovida pelo instituto, e reforçou o compromisso da autarquia com a modernização e os desafios da Era Digital.
Já o coordenador de RH, Bruno Malheiros, ressaltou a importância dos profissionais temporários para a coleta de dados que subsidiam políticas públicas mais eficazes.
IBGE no CNU 2024
Além do concurso temporário, o IBGE participou do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2024, com quase 900 vagas efetivas em níveis médio e superior:
- Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas – 300 vagas
- Analista de planejamento, gestão e infraestrutura – 275 vagas
- Tecnologista em informações geográficas e estatísticas – 312 vagas
- Pesquisador – 8 vagas
As remunerações variam entre R$5.008,24 e R$11.233,67, incluindo vale-alimentação. A convocação dos aprovados começou em maio.