OPA!!!

Quer trabalhar no BRT? Estágio aberto para estudantes da Grande Belém

O PSS foi divulgado, nesta sexta-feira (12), pela Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon).

Vai começar a operar! BRT abre vagas de estágio para orientar passageiros
Vai começar a operar! BRT abre vagas de estágio para orientar passageiros

Alunos de ensino médio da rede pública e particular, na região metropolitana de Belém, podem participar do Processo Seletivo Simplificado para bolsistas-estagiários do BRT Metropolitano. O PSS foi divulgado, nesta sexta-feira (12), pela Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), e o edital completo está disponível no www.arcon.pa.gov.br.

São 150 vagas para atuação na orientação de passageiros nas estações e terminais do BRT Metropolitano. As vagas estão distribuídas em Belém (10), Ananindeua (70), Marituba (50), Benevides (10), Santa Bárbara (5) e Santa Izabel (5). O edital prevê reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência. O valor da bolsa é de R$ 485,98, acrescido de auxílio transporte, para uma jornada de 20 horas semanais.

Interessados devem se cadastrar, entre os dias 17 e 21/9, exclusivamente no endereço eletrônico https://pss.seduc.pa.gov.br/, plataforma da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que atua em parceria com a Arcon.

O processo seletivo simplificado tem três etapas: inscrição online (eliminatória); análise curricular (classificatória), e a última fase é referente à convocação e apresentação de documentação original (também eliminatória).

O cadastro online deve conter informações pessoais, escolaridade, qualificação e experiência profissional. Os documentos, que devem ser anexados, são: CPF; carteira de Identidade/CNH; certidão de nascimento, casamento ou declaração de união estável; e título eleitoral.

Também constam na lista a certidão de quitação eleitoral; carteira de reservista ou comprovante de dispensa (para homens maiores de 18 anos); certificado de cursos livres; PIS, PASEP, NIS ou NIT; comprovante de residência; declaração de matrícula e ficha de autorização de menor (se for o caso).

Bolsistas-Estagiários do BRT Metropolitano

Orientação de passageiros
A contratação de bolsistas-estagiários tem o objetivo de auxiliar os passageiros do BRT Metropolitano no início do serviço, orientando sobre o uso de linhas troncais e alimentadoras, veículos elétricos e a diesel, estações e terminais de integração.

Diretor de Transporte Metropolitano da Arcon, Gilberto Barbosa observa que a mobilidade na região metropolitana de Belém será transformada. “Um novo projeto de transporte público inclui mudanças na forma de operação para o usuário, com maior capilaridade. Haverá uma estrutura diferenciada com terminais de integração, estações de passageiros, passarelas, embarque em nível e pagamento de tarifa fora do veículo”, explica.

Os estagiários selecionados vão passar por treinamento para reforçar a orientação aos usuários, colaborar com as categorias que terão direito às isenções tarifárias e sugerir a melhor opção para o deslocamento.

“As mudanças na forma de operação do serviço precisam de pessoas treinadas para a correta orientação nos terminais de integração, estações de embarque e desembarque de passageiros e também nos pontos de maior concentração de usuários”, pontua o diretor o diretor de Transporte Metropolitano da Arcon, Gilberto Barbosa.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.